Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Plantão de Noticias

Pilotos e voluntários do “Rally do Bem” realizam ação social na comunidade Atins, em Barreirinhas (MA)

Os moradores do Povoado Atins, localizado a 28 km do município de Barreirinhas, que receberam recentemente energia elétrica pelo Programa Luz Para Todos (260 famílias beneficiadas – cerca de 1.300 pessoas), receberam também na última sexta-feira (18) uma ação voluntária especial realizada pelos pilotos campeões do Rally dos Sertões 2015 (Marcelo Medeiros, Fábio Cadasso, Vinícius Mota e equipes) em parceria com voluntários da Companhia Energética do Maranhão – Cemar e da empresa Consórcio Norte-DPL.

Durante a ação social, que ocorreu na Escola Gonçalves Dias, houve palestras educativas sobre economia e segurança com a energia elétrica, oficinas e brincadeiras com as crianças da comunidade, distribuição de lanches e de cestas básicas, brindes da Cemar, roupas e brinquedos, além de toda dedicação e atenção dos voluntários para as crianças do povoado.

Para o piloto Marcelo Medeiros, que levou também informações e curiosidades sobre o Rally, é muito gratificante participar de uma ação como esta. “Para mim, que sou piloto, o meu Rally vai além dos sertões. Nosso trabalho é fazer a parte social, prestar serviço para a comunidade onde passa o Rally. E pra gente, poder estar aqui em Atins cooperando com a população, ajudando as pessoas que necessitam é fantástico. Estas ações sociais nos motivam bastante, motivam nossa equipe. Ver estas pessoas felizes com o que a gente trouxe não tem preço. É gratificante estarmos aqui junto com a Cemar, que está trazendo energia para a população e isso não tem preço”, enfatiza Marcelo, que é campeão de quadriciclo do Rally dos Sertões 2015.

Luzilene Aguiar, moradora do povoado Atins, agradeceu pela chegada da energia elétrica e pela ação dos voluntários. “Eu tenho muito que agradecer, pois nossa energia era muito fraca, vivíamos na gambiarra, queimava televisão, era muito difícil. Tenho uma filha especial, precisava de geladeira e não tinha como, às vezes eu comprava gelo para manter os alimentos na caixa. Agora vai ser muito bom, pois já comprei geladeira e a energia lá em casa está ótima. Só tenho a agradecer,” declarou Luzilene.

Voluntários da Cemar e do Consórcio Norte- DPL também participaram da ação. Para Caio Gabriel Carvalho, Coordenador Administrativo do Consórcio Norte- DPL, a chegada da energia elétrica ao povoado Atins é de extrema importância. “A Cemar, com esta obra, trouxe a oportunidade da comunidade se desenvolver e no futuro brigar como pólo turístico importante pro Maranhão e Nordeste. É muito importante este tipo de ação e divulgação na comunidade, pois a gente vê que a população precisa. E, só de olhar o brilho nos olhos destas crianças, para nós já vale cada dia que a gente passou debaixo do sol implantando postes, puxando cabos. A gente está muito orgulhoso de participar dessa ação”, declara Caio.

Já Letiere Santos, Líder de Serviços de Rede da Cemar e voluntário afirma que “é maravilhoso participar de ações como estas, que realmente mobilizam a comunidade e principalmente as crianças. Ver a felicidade no rosto de cada criança é algo fantástico.  É fundamental a gente compartilhar o que tem em casa trazendo um pouco de tecnologia, alegria e conhecimento para esse povo que muitas vezes vive tão isolado”, destaca Letiere.

Para Antônio Carlos Lisboa, líder comunitário de Atins, foi muito importante o trabalho que a Cemar fez. “Seria muito importante se outras empresas fizessem o que a Cemar fez, pois além de orientar sobre segurança e economia de energia, fez esse trabalho com as crianças e com a comunidade. É muito importante e a gente só tem a agradecer. Estou sem palavras, pois acredito que eles ficaram muito contentes com tudo que foi realizado aqui”, afirma Antônio Carlos.

Programa Luz Para Todos

A Cemar é a agente executora do Programa Luz Para Todos (iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério de Minas e Energia, com o objetivo de acabar com a exclusão elétrica no País), que está trazendo mudanças e desenvolvimento para o Maranhão. No Maranhão, como nos demais Estados, foi formado um Comitê Gestor para gerenciar o programa, responsável pela definição das comunidades atendidas e a priorização das obras.

O consumidor não paga nada pela ligação do Programa Luz Para Todos, além de poder receber a instalação elétrica de sua casa, compreendendo três lâmpadas e duas tomadas elétricas.

Programa Luz Para Todos em números:

 

  • Mais de 329 mil domicílios ligados;
  • 1,64 milhão de pessoas beneficiadas;
  • 217 municípios maranhenses;
  • R$ 1,87 bilhão em investimentos.
  • Atualmente 97% dos domicílios do Estado possuem acesso a energia elétrica