Afilhada de Ana Paula Rodrigues estreia no handebol dos Jogos Escolares da Juventude
Campeã mundial na Sérvia em 2013 e tricampeã dos Jogos Pan-americanos em 2011, 2015 e 2019, Ana Paula Rodrigues ainda não teve filhos, mas trata a afilhada Emanuelly Rodrigues, de 12 anos, como sua. A jovem Manu, como é chamada, fará sua estreia nos Jogos Escolares da Juventude, neste sábado, dia 21, defendendo a Unidade Integrada Barbosa de Godois, de São Luís (MA), na etapa Regional Azul, competição que vai até a próxima terça-feira, em Natal (RN).
“A expectativa é muito grande. Essa é a minha primeira viagem para disputar uma competição desse nível, será um aprendizado. A Ana Paula me aconselha com tudo, é muito bom, tenho o maior orgulho de tê-la na família”, disse a jovem, que já está no ônibus a caminho da capital potiguar.
Manu mora no bairro Liberdade, na capital maranhense, mesmo local onde Ana Paula passou a sua infância e adolescência. “O sucesso dela no esporte foi tão grande que todo mundo da Liberdade joga handebol”, disse a fisioterapeuta de Ana Paula e agora chefe da delegação do Maranhão, Rosana Motta. “Ela nos deu um susto no ano passado após romper o tendão de Aquiles, fez duas cirurgias, mas está recuperada vai disputar uma vaga para jogar os Jogos de Tóquio 2020”, afirmou.
Sob o comando do técnico Eduardo Telles, a escola Barbosa de Godois disputará o Regional Azul nos dois torneios de handebol feminino, tanto na categoria 12 a 14 quanto a 15 a 17 anos. Acostumado a dirigir equipes na maior competição escolar do país, Eduardo também vem com grande expectativa para Natal.
“Nosso time sempre disputa o Nacional, e tratamos o torneio Regional como prioridade. Nosso planejamento começou no fim de 2018 e sabemos que muitas dessas meninas que vão disputar o torneio tem capacidade para defender a seleção brasileira principal nos próximos anos”, disparou o revelador de talentos.
A delegação do Maranhão conta com 140 pessoas entre atletas, técnicos e oficiais e seguiu a caminho de Natal na manhã desta quinta-feira, dia 19, em três ônibus. Dois saíram de São Luís e um de Imperatriz. A chegada no hotel Sol Praia Marina está prevista para o meio-dia dessa sexta.
Outro técnico do handebol conhecido por revelar grandes atletas para o esporte brasileiro e que estará presente ao Regional Azul é Giuliano Ramos, professor de educação física da Escola Municipal Paulo Nunes. Ele comandará a equipe de handebol 12 a 14 anos masculino. Em 2016, Giuliano levou o Caic Balduíno Barbosa de Deus ao bicampeonato dos Jogos Escolares da Juventude no handebol 15 a 17 anos. Ele ainda ganhou a prata em 2014 e o bronze em 2011 e 2012.
Já a Paraíba disputará o handebol feminino com o tradicional Colégio Motiva na categoria 15 a 17 anos. A delegação paraibana contará com 15 equipes na disputa por vaga no Nacional, a única exceção é o time de 12 a 14 anos do Motiva, que já está classificado para a etapa Nacional, que acontece em Blumenau (SC), entre 16 e 29 de novembro. No masculino, o estado será representado por uma escola municipal da capital João Pessoa na categoria 12 a 14 anos e no 15 a 17 pelo Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, de Souza (PB).
As partidas de handebol acontecerão na UFRN, na IFRN Central (quadra externa) e no Colégio Contemporâneo Cidade Verde. A entrada do público é gratuita em todos os ginásios da competição.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Norte