Giro de Noticias

Benefícios dos suplementos para quem pratica esportes de resistência

Algumas pessoas são movidas pelo desafio. Escalar paredões e escarpas? Moleza. Andar de bicicleta por vários quilômetros? Pode vir. Fazer uma maratona embaixo de sol ou chuva? Hora de testar os limites! A intenção dos praticantes de esportes de resistência (ou endurance), como corrida, ciclismo, mountain bike, montanhismo e triatlo (natação, ciclismo e corrida), é levar o corpo ao extremo.

A boa performance durante os treinos e as provas depende de concentração, força de vontade e preparação. Claro, um ingrediente que não pode ficar de fora é uma boa alimentação e suplementação. Uma dieta equilibrada, rica em nutrientes, ajuda a preparar o corpo para enfrentar esses desafios. Além disso, a dieta pode ser complementada com o uso de suplementos como creatina creapure e whey protein.

Mas quais outros suplementos os praticantes desses esportes podem ingerir para ter um rendimento ainda melhor? Conheça alguns exemplos e seus benefícios para o corpo para quem procura uma suplementação mais completa.

Carboidratos e proteínas

A ingestão de carboidratos e proteínas já está presente na dieta dos atletas dessas modalidades, pois existem uma série de alimentos que são ricos nesses nutrientes. Mas o que é bom pode ficar ainda melhor! Isso porque é possível suplementar a nutrição pós-treino com suplementos com esses dois ingredientes, ajudando na recuperação do corpo.

Essa ingestão reabastece os estoques de glicogênio do organismo. Por sua vez, isso ajuda o corpo a ter a proteína necessária para realizar a síntese de proteína muscular. Ou seja, a ingestão imediata após o treino não apresenta nenhum prejuízo para a saúde, mantendo os estoques dos nutrientes no corpo em bons níveis.

BCAA

Já ouviu falar da sigla BCAA? Em inglês, ela quer dizer branched chain amino acids ou, se preferir traduzir, aminoácidos de cadeia ramificada. Os BCAA podem ser a leucina, valina e isoleucina.Esse é um suplemento que pode ser tomado antes ou depois do exercício, mas para quem pratica esportes de resistência é mais interessante consumi-las durante o próprio treino.

Esse suplemento serve principalmente para o ganho de massa e a recuperação muscular. A leucina, especialmente, atua na sinalização da síntese de proteínas, ajudando na construção de músculos. Ela também oferece mais disposição para o praticante, adiando a fadiga.

Maltodextrina

Outro suplemento com um nome bem incomum, mas que é benéfico para os praticantes de esporte endurance, é a maltodextrina, um amido (carboidrato) hidrolisado de absorção muito rápida. Ela serve para disponibilizar, rapidamente, energia para os músculos durante a atividade física. Ou seja, é como se fosse um “combustível” na hora que a pessoa precisa pegar no pesado.

O suplemento também serve para evitar o catabolismo, que é a perda de massa magra. Trocando em miúdos, a maltodextrina serve para diminuir o dano muscular e retardar a fadiga. Ela também ajuda na recuperação pós-treino e preserva a imunidade do corpo.

Hidratação e eletrólitos

Um dos segredos para uma boa performance durante a corrida é manter os eletrólitos equilibrados no organismo. Quando eles estão desequilibrados, o corpo fica mais suscetível a fadiga muscular ou cãibras, o que certamente prejudica o rendimento do atleta.

Nessas situações, beber muita água só não basta. Claro, a hidratação é fundamental em toda atividade física, já que é a forma de repor a água perdida pelo suor, mas o consumo de água em exagero, sem consumir os eletrólitos, acaba sendo um problema. Portanto, a melhor alternativa é repor os eletrólitos com o uso de algum suplemento nesses momentos.

Colágeno

Os atletas de endurance também podem achar interessante incluir a suplementação de colágeno em sua rotina. Isso porque essa proteína desempenha um papel importante na prevenção e na recuperação de lesões. Ou seja: ele permite que o atleta possa treinar por mais tempo ou, caso sofra alguma lesão nas articulações, permite o seu retorno aos treinos mais rapidamente.

O colágeno é um suplemento muito interessante porque ainda promove a saúde intestinal, atenua os danos causados pelos raios UV à pele e garante um sono mais profundo e de qualidade. Assim, torna-se indispensável para quem quer intensificar os treinos.