Giro de Noticias

Bruno Lobo vence a primeira etapa do Sol Sertões Kitesurf. Prova segue rumo a Trairi

A quarta edição do Sol Sertões Kitesurf começou com o espírito olímpico. Representante brasileiro na estreia da modalidade nos Jogos de Paris, Bruno Lobo foi o vencedor, na categoria Pro Masculino, da primeira etapa do maior rally de kite do mundo, entre Fortim e Aquiraz (CE). Acostumado a fazer regatas curtas e intensas, ele mostrou preparo e resistência para encarar 110 quilômetros de um dia em que o vento, em alguns momentos, foi menos intenso.

Pontualmente às 10h06 a bandeira verde baixou pela primeira vez diante do Jaguaribe Kite & Lodge, para a largada dos atletas da categoria Wing. Eles encararam 75 km de downwind (velejo a favor do vento), com o paulista Rafael Americano em primeiro. Em seguida foi a vez das demais largadas. Os competidores escolheram kites maiores, tentando aproveitar o vento ao máximo. Pro, Pro Business e Elite fizeram logo no início duas voltas por um trecho de contravento

Para Adventure, Master, Gran Master e Pro Jr., o desafio terminou em Uruaú, após 45 km. O fluminense Vittor Maciel Branco, se tornou o primeiro a vestir a camisa de líder na Pro Jr. Mesmo caso de Roger Messala (Adventure Masculino), da turca (que vive no Brasil) Aysu Bilgin (Adventure Feminino); de Cesar Marassi (Master Masculino); Mirella Ferraz (Master Feminino); Adriano Teixeira (Gran Master Masculino) e Cândida Liberato (Gran Master Feminina).

A Pro Business, reservada a quem trabalha profissionalmente com o kitesurf, como instrutores e coaches, fez sua estreia na competição. Com mais de duas décadas de experiência no esporte, o potiguar Francisco de Sales levou a melhor em uma disputa que promete nível técnico elevadíssimo. Superou os xarás Francisco Dionatan, o Chico, e Francisco Caetano. Campeã em 2022, Gabi Reynard, paulista radicada no Preá, começou à frente na Pro Feminino.

Nesta quinta-feira, a Praia do Pecém é o ponto de largada para um velejo que terá como destino final a Praia do Guajiru, em Trairi. Pro, Pro Business e Elite terão o desafio extra de um trecho em contravento nos quilômetros finais, pela barra do Rio Trairi. A Vila Kite desta vez estará montada no Zorah Beach Hotel. O Sol Sertões Kitesurf termina sábado (26) no Preá, em Cruz.

Aspas

Bruno Lobo, vencedor Pro Masculino

“Muito feliz, a etapa foi bastante disputada. Fiquei sem vento em um trecho, mas consegui recuperar as posições que havia perdido, voltei a liderar e procurei abrir. Terminei bem cansado, agora é descansar e me preparar para as próximas”.


Francisco de Sales, vencedor Pro Business

“Foi muito ralado. Começamos com um vento médio, depois ele diminuiu, não fui tão bem no contravento e me recuperei no downwind. As pernas começaram a doer, mas suportei a pressão e consegui vencer. Acredito que a disputa na categoria será a mais equilibrada, é muita gente forte”.

Rafael Americano, vencedor Wing Pro

“A prova foi boa, muito mais de resistência que de velocidade, o vento faltou em alguns momentos, mas aumentou a intensidade no fim, o começo estava um pouco ondulado. Foi um dia pesado, quatro horas de velejo”.

Gabi Reynard, vencedora Pro Feminino

“Incrível, mas difícil e desafiador. Imaginei que o primeiro dia fosse mais tranquilo, mas não foi tanto. A distância foi longa e o vento em algumas praias estava fraco. Na segunda etapa o upwind estará próximo à chegada, quero ver fazermos essa perna de contravento cansados pela distância”.

Sol Sertões Kitesurf
Primeira etapa: Fortim a Aquiraz (CE)

Resultados (extra-oficiais)

Pro Masculino

1. Bruno Lobo, #23
2. Yaron Moura #28
3. Lucas Fonseca #26
4. Ricardo Chagas #118
5. Antônio Gerlano #26

Pro Feminino

1. Gabi Reynard #19
2. Socorro Reis #20

Pro Business Masculino

1. Francisco de Sales #115
2. Francisco Dionatan #90
3. Francisco Caetano #54

Pro Business Feminino

1. Carolinna Gonçalves#83
2. Ana Paula Ugulino #86


Elite Masculino

1. Rafael Maciel #11
2. Arthur Jucá #8
3. Edson Zandonadi #9

Elite Feminino

1. Andressa Monteiro #1
2. Maria Ferreira #6
3. Maria Luana Oliveira #3

Pro Junior

1. Vittor Maciel Branco #33
2. Pedro Morais #32
3. Kauan Esmerino #31

Adventure Masculino

1. Roger Messala #35
2. Marcos Botelho #110
3. Reno Gruska #41

Adventure Feminino

1. Aysu Bilgin (TUR) #43

Master Masculino

1. Cesar Marassi #64
2. Eduardo Botelho #67
3. Clarel Lopes #59

Master Feminino

1. Mirella Ferraz #56
2. Manuela Kirschner #62
3. Ana Lucia Mapurunga #54

Gran Master Masculino

1. Adriano Teixeira #74
2. Fernando Giestas #77
3. Philippe Cardis (SUI) #81

Gran Master Feminino

1. Cândida Liberato #71

Wing Masculino

1. Rafael Americano #92


24/10 – Segunda etapa – Pecém – Zorah Beach (Praia de Guajiru – Trairi)

Pro/Pro Business/Elite – 95 km
Adventure/Master/GranMaster/Pro Jr. – 65 km
Wing – 90 km

Descrição: Todas as categorias largam e concluem a etapa nos mesmos locais. Pro, Pro Business e Elite farão um trecho em contravento a partir da barrinha do Rio Guajiru, retornando até Lagoinha, para então concluir o percurso.