Campos de futebol e quadras de bairros têm mudado a perspectiva de vida das pessoas
O esporte, além de ser um ótimo aliado para manter a saúde, é também uma forma de prevenção em diversos aspectos sociais. Por meio da prática esportiva, crianças, jovens e adultos têm a oportunidade de experimentar a socialização, como também encontrar caminhos que redirecionam o desenvolvimento e a atenção daqueles que se encontram em alguma situação de risco social.
E para contribuir com esse processo, o Governo do Maranhão, por meio dos serviços da Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra), tem investido na construção e revitalização de campos de futebol e quadras esportivas dentro dos bairros, para que sejam equipamentos de transformação social usados pela população em todas as idades, garantindo, assim, ambientes de lazer e centros de treinamento para projetos sociais e ligas desportivas.
Gol de placa da socialização
Em São Luís, no bairro do Recanto Fialho, a reforma e ampliação do antigo Campo de Futebol Verona, hoje chamado de Arena Teodoro Urcino de Moraes, transformou o local em uma verdadeira estrutura para treinamento e prática esportiva na comunidade, beneficiando diretamente cerca de 175 pessoas. O espaço é um equipamento de apoio na socialização de jovens e adultos da comunidade, tanto para aqueles que sonham com o futebol profissional, como também para dar um novo propósito a quem antes estava com risco de envolvimento em situações consideradas de criminalidade.
Realizada pela parceria Sinfra e Sedel, o campo recebeu reforma estrutural, serviços de drenagem e aplicação de grama na área de jogo, juntamente com a execução de bancos de reservas, arquibancada coberta e canteiro com árvores. A área ainda conta com um prédio de apoio com vestiário e administração, um quiosque e um posto policial.
Antônio Pereira é presidente da liga desportiva que desenvolve as atividades na arena e explica que o esporte na comunidade é uma forma de ajudar jovens em situação de vulnerabilidade social. “Foi Deus quem mandou essa obra para cá. Muito grande, muito bonita, que está servindo para que possamos tirar nossos garotos da criminalidade, inclusive tem vários que nós já conseguimos resgatar do mundo das drogas. Esse é nosso objetivo e esse campo está sendo muito útil para nossa comunidade.”
Ele conta que, terça e quinta, nos turnos da manhã e da tarde, os treinos acontecem para crianças e jovens de 4 a 18 anos, e na segunda à noite para as mulheres. Quando acontecem os jogos, as pessoas contribuem trazendo alimentos para montagem de cestas básicas, que são distribuídas para as famílias locais. “Nós sabemos que é muito difícil, mas o esporte é uma válvula de escape para que nós possamos tirar nossos garotos das drogas. Hoje você pode ver as mães dos garotos aqui assistindo os seus filhos treinarem, assistindo os professores fazendo os trabalhos”, destaca o Antônio sobre a satisfação em hoje ver o apoio da comunidade nesse projeto.
Ainda na capital, a Quadra do Túnel do Sacavém hoje é palco para os atletas do projeto “Boca Jr” desenvolverem seus talentos. Com uma estrutura adequada e totalmente revitalizada, os garotos que participam das ações têm acesso aos treinos gratuitamente e são acompanhados por um instrutor. Nas aulas, eles são estimulados no desenvolvimento físico e na formação dos valores de caráter e cidadania.
Adson Coutinho, treinador da garotada, conta como a oferta de espaços como esses fazem a diferença em comunidades carentes. “A gente sabe que dentro da periferia é difícil ter acesso a treino e lazer. Uma quadra como essa, bem estruturada, coberta, faz diferença para a formação de um atleta. Hoje temos referência para o bairro, e a qualidade dessa estrutura é muito importante. Aqui, além do esporte, focamos muito na formação do caráter desses alunos”, disse.
Leandro, de 13 anos, fala do antes e depois da quadra. “A quadra era toda velha. Quando a gente caía, a gente se machucava. Não tinha nada de proteção, era tudo velho e enferrujado. Agora ficou melhor, a gente joga sempre aqui, com a escolinha e entre os amigos”, contou ele empolgado.
Para Clayton Noleto, secretário da Sinfra, são histórias assim que trazem alegria por cada obra executada e entregue. “Ver a dedicação do Antônio no investimento com esses jovens e olhar a alegria do Leandro por ter uma quadra boa para jogar nos mostra que os benefícios estão chegando para todos e estão sendo muito bem utilizados. Essa é uma marca visível da gestão do governador Flávio Dino em construir um novo Maranhão com mais qualidade de vida por meio de equipamentos que promovam o lazer e a integração social”, pontuou.
Seleção de investimentos em andamento
Além das obras entregues, mais investimentos como estes estão chegando no interior do estado, viabilizando com que mais regiões tenham acesso a espaços de esporte e lazer com infraestrutura de qualidade. Em Duque Bacelar, o novo campo foi entregue nesta sexta-feira (25) à população. Foi executada toda a construção do campo de futebol, com serviços de iluminação, drenagem, arquibancada, alambrado e área de circulação.
Na cidade de Sítio Novo, os moradores também vão poder aproveitar de um amplo local para se exercitar e melhorar a qualidade de vida. Para os amantes do futebol, a nova área esportiva está recebendo ações na construção de arquibancada e local de passeio, e ainda a preparação do terreno para receber o gramado.
Placar de obras
Desde 2015, somamos mais de 300 obras civis no âmbito de espaços públicos de esporte e lazer. Entre praças, campos, quadras e parques, hoje é uma realidade em todo o Maranhão a promoção do cuidado à saúde, qualidade de vida e reeducação social por meio de espaços de vivência disponíveis para serem usados de maneira gratuita.