Carlos Lula participa de reunião com representantes de esportes de rua na Assembleia
O deputado estadual Carlos Lula (PSB) segue acompanhando as reivindicações dos atletas que praticam esportes nas ruas de São Luís. Nesta segunda-feira (2), o parlamentar participou de uma reunião na Assembleia Legislativa, com presença da presidente do Parlamento, Iracema Vale (PSB), do deputado Rafael (PSB) e de representantes das áreas de triathlon, ciclismo e corrida de rua.
Durante o encontro, os atletas entregaram uma petição pública por mais segurança para a prática de esportes de rua, que contou com mais de 600 assinaturas de atletas que utilizam a Avenida Litorânea para a atividade física. Entre os pedidos emergenciais, estão a instalação de mais barreiras eletrônicas e o bloqueio de uma das vias da Avenida Litorânea no horário das 4h às 6h30.
“Que a perda do doutor Edson, referência não só para a saúde, mas também para o esporte, sirva para trabalharmos com a sociedade o avanço que devemos ter em relação ao transporte. O ciclismo, para além da prática esportiva, tem que ser encarado também como um modal de transporte, pois as avenidas não são apenas lugares de carro, são lugares de ciclistas e pedestres. Temos que criar políticas públicas que permitam essa convivência, além de educar a sociedade para entender que o ciclista e o pedestre têm que ser prioridade”, destacou Carlos Lula.
A presidente Iracema Vale reforçou o compromisso da Assembleia Legislativa na garantia da segurança de quem pratica esportes de rua. “A reivindicação feita pelos atletas será atendida, pois entendemos que é necessário proteger quem pratica esportes, é necessário ter empatia com as pessoas, pois o esporte é para todos e deve ser praticado preferencialmente em segurança. Já conversamos com o Comandante da Polícia Militar, o coronel Paulo, que prontamente vai receber o nosso pleito”, informou.
Apoio
Os atletas que participaram da reunião destacaram a importância de ter o apoio da Assembleia Legislativa na garantia da segurança para a prática de atividades físicas ao ar livre.
“Estamos na luta para que possamos treinar em paz e que a população possa circular melhor na Avenida Litorânea”, disse Betinho Meneses, presidente da Federação Maranhense de Triathlon.
“A gente agradece a recepção dos deputados que ouviram nossos anseios, que já são antigos, mas agora se mostram mais pertinentes diante do falecimento do Dr. Edson. Viemos buscar mais segurança, mais entendimento da população a respeito do que é o atleta de rua e o esporte de rua”, ressaltou o corredor Alexandre Dominici.
“O nosso pedido é por mais segurança e isso será de muita valia, pois no horário de 4h às 6h da manhã não tem tantos carros passando na Litorânea, por isso precisamos do bloqueio da avenida nesse horário para que não aconteça o que aconteceu com o nosso amigo Edson”, pontuou o ciclista Esdras Sousa, do SLZ Cycling.