Ciclistas pedalam contra o relógio na abertura da 40ª Copa Norte e Nordeste em São Luís
Pedalando contra o tempo, ciclistas representantes das regiões Norte e Nordeste disputaram a prova de Contrarrelógio Individual na tarde desta sexta-feira (18) durante a abertura da programação da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo que acontece entre os dias 18, 19 e 20 em São Luís, no Maranhão.
As categorias de base foram as primeiras a entrarem na pista. Ciclistas com idade a partir de 12 anos mostraram muito talento durante os 5,8 quilômetros do percurso montado na Avenida Expressa da cidade. O vento forte durante boa parte da prova foi o principal adversário dos atletas que ainda tiveram que superar o tradicional calor do nordeste.
O campeão da categoria Junior masculino com o tempo de 8min14s foi o rondoniense Reinildo de Melo. Patricson Emanuel Braz marcou 8min17s e terminou em segundo lugar, seguido por Kayo Fonseca com 8min22s em terceiro. A tocantinense Yana Camargo vibrou com a vitória na Junior Feminino após cravar o tempo de 8min14s. A paraibana Maria Jacinto (10min18s) ficou em segundo e a paraense Geovana da Cruz (10min33s) completou o pódio.
A disputa permaneceu acirrada na categoria Elite masculina e o título foi definido por menos de cinco segundos de diferença. A prova coroou o jovem paraense Lucas José Ferreira, de apenas 19 anos, como o grande campeão do dia, marcando o tempo de 7min34s. Victor Fernandes, de Sergipe, também fez uma prova muito regular e terminou na segunda posição com 7min39s, seguido pelo cearense Mikael da Silva Gonzaga, em terceiro marcando 7min40s.
“O percurso foi exigente e o vento forte acabou dificultando bastante também. Mas eu estou treinando forte para o Campeonato Brasileiro de Estrada Sub-23 e acabei utilizando a copa como uma preparação. Fico feliz por sair com a vitória e aproveito para agradecer a seleção paraense e também minha equipe Clube Amazônia”, destacou Lucas.
Na elite feminino, a piauiense Karine Frota marcou 8min48s e se tornou bicampeã da prova de contrarrelógio cruzando a linha de chegada bastante emocionada. A baiana Cristiane Duque pedalou o percurso em 9min06s e garantiu a segunda colocação, seguida pela tocantinense Patricia Figueira da Silva com 9min18s.
Após ter vencido a prova de CRI na Copa Norte e Nordeste 2016 e quebrado a clavícula durante a prova de resistência, Karine acabou afastada das pistas por alguns meses mas sempre destacou que a Copa 2017 seria seu grande objetivo. “Estou muito feliz e emocionada em conquistar o bicampeonato desta prova. É uma prova que gosto muito de fazer e venho conseguindo me aperfeiçoar a cada ano. Depois do acidente que tive em 2016 eu só pensava em voltar focada nesta disputa e acabei conseguindo mais uma vez sair com a vitória”, comentou a campeã.
O destaque das categorias Master ficou com os ciclistas Denner Marinho Alvares, do Rio Grande do Norte, que compete na Master A1 e venceu com o tempo de 7min48s, e Lindomar Ferreira dos Santos, do Piauí, campeão da Master B1 com 7min51s.
Dia do ciclista
Entre as atrações do evento, também será prestada uma homenagem ao Dia do Ciclista, que é comemorado oficialmente no dia 19 de agosto (Sábado). O público poderá interagir com os atletas, tirar dúvidas sobre a modalidade, conhecer os equipamentos e assistir as provas gratuitamente.
A 40ª edição da Copa Norte e Nordeste de Ciclismo de Estrada é uma realização e organização da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e Federação Maranhense de Ciclismo (FMC), com apoio da Prefeitura Municipal de São Luís.
Programação
19/08 (Sábado)
07:30h – Prova de resistência
13:00h – Premiação das provas de CRI e Resistência
20/08 (Domingo)
07:30h – Prova de Circuito
12:00h – Premiação da prova de Circuito e Geral
12h30 – Encerramento
Conheça os últimos campeões por estado:
2016 – Pará
2015 – Bahia
2014 – Pará
2013 – Ceará
2012 – Sergipe
2011 – Paraíba
2010 – Pará