Conheça a primeira mulher a trabalhar como Delegada de Jogo no Maranhense
A primeira partida de uma das semifinais do Campeonato Maranhense Série A 2019, entre Sampaio Corrêa x Imperatriz, realizada nesta terça, 02 de abril, no Castelão, ficará marcada na história. Não só pelo resultado e importância para a competição, mas também pela atuação de Cristiane Neves.
Pela primeira vez em competições no nosso Estado, uma mulher atuou como Delegada de Jogo, função de extrema importância nos bastidores das partidas.A Delegada de Jogo é responsável pela verificação prévia das condições do estádio e campo, condições oferecidas à arbitragem, comparecimento dos órgãos de segurança e serviço médico, bem como auxiliar a equipe de arbitragem no decorrer da partida.
Cristiane Neves, colaboradora da Federação Maranhense de Futebol desde 2013, passou a ser escalada pela Diretoria de Competições, no segundo semestre de 2017, como Supervisora de Campo e Imprensa, nos jogos do Campeonato Brasileiro. Agora, no Estadual, após treinamento com outros colaboradores, e considerada apta para a função de Delegada, teve desempenho destacado.
– “Sabemos que o ambiente do futebol ainda é predominantemente masculino, porém isso tem mudado. Nunca presenciei nenhuma situação de preconceito ou discriminação, mas a participação direta nos jogos, como Supervisora e agora Delegada, é uma marcação de posição importante às mulheres”.
Além de Cristiane, outras colaboradoras da FMF já atuam como Supervisoras nos jogos, seja em competição estadual, quanto regional e nacionais.
O Campeonato Maranhense Série A 2019 tem patrocínio da Equatorial – Cemar e Governo do Estado do Maranhão. A competição, este ano, promove a campanha de combate à violência contra a mulher, com o slogan “Cartão Vermelho ao Agressor”.