Conheça as titulares da seleção feminina de futebol
A história do futebol feminino no Brasil não foi fácil. Afinal, como cultivar um amor pelo esporte quando ele é proibido de ser praticado pelas autoridades? Já pensou se isso tivesse ocorrido com o futebol masculino? Certamente, a história esportiva do Brasil seria muito diferente.
Mas, felizmente, as coisas estão mudando. Com a proximidade dos Jogos Olímpicos, o torcedor pode aproveitar a sua primeira compra na Netshoes para adquirir uma camisa de uma das jogadoras para apoiar a seleção.
Contudo, afinal, quem são elas? Neste texto, conheça um pouco mais sobre as titulares da seleção brasileira feminina de futebol.
Lorena
Goleira do Grêmio desde 2019, Lorena, de 26 anos, é natural de Ituverava, no interior de São Paulo. Ela era titular da seleção brasileira desde 2021, mas uma lesão em 2023 acabou tirando seu espaço. Após 11 meses de tratamento, ela voltou a vestir a camisa canarinha neste ano.
Antônia
A lateral-direita Antônia é um dos motores dessa seleção. Nascida em Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte, a jogadora de 30 anos já vestiu a camisa de vários times brasileiros, como Ponte Preta, Corinthians, Audax e São Paulo. Atualmente, joga pelo Levante, da Espanha.
Thaís
Uma das zagueiras da seleção é Thaís Ferreira, de 28 anos e natural de Campinas, São Paulo. Ela começou a carreira nos times da cidade, defendendo o Guarani e a Ponte Preta. Depois, jogou no Osasco Audax e, finalmente, no Palmeiras, clube que defendeu entre 2019 e 2023. Atualmente, é zagueira do Tenerife, clube espanhol.
Rafaelle
A outra integrante da zaga é Rafaelle, de 33 anos. Natural de Cipó, na Bahia, ela já defendeu a seleção na Copa do Mundo de futebol feminino de 2023. Ela teria participado de duas Copas, mas uma lesão a tirou da disputa do torneio em 2019. Com passagens pelo América Mineiro, Palmeiras e o poderoso Arsenal, da Inglaterra, hoje ela é jogadora do Orlando Pride, clube dos EUA.
Tamires
Uma jogadora experiente faz toda a diferença em campo. É essa experiência que Tamires, de 36 anos, traz ao time. Ela foi medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015. Jogadora do Corinthians desde 2019, também colecionou inúmeros títulos com o clube paulista.
Ludmila
Já pensou se tornar a primeira jogadora brasileira a vestir as cores do Atlético de Madrid, um dos grandes times da Espanha? Esse foi o feito que a paulista Ludmila, de 29 anos, realizou. Ela nasceu em Guarulhos e destacou-se no início da carreira pela sua velocidade. Jogou por clubes como Juventus, São Caetano, Portuguesa e São José, até que, em 2017, tornou-se jogadora do Atlético de Madrid.
Marta
O que falar sobre Marta, a alagoense de Dois Riachos que dispensa apresentações? Jogadora completa é considerada a Rainha do futebol. Afinal, o currículo dela é invejável: venceu o prêmio de Melhor Jogadora do Mundo seis vezes, sendo o recorde da premiação até hoje. Também disputou seis Copas do Mundo, além de ter sido bicampeã dos Jogos Pan-Americanos de 2003 e 2007.
Vitória Yaya
Convocada pela primeira vez para a seleção brasileira aos 16 anos, ainda em 2019, a meio-campista Vitória Yaya é outra jogadora do Corinthians que está entre as titulares da seleção. Hoje com 22 anos, a paulista de Suzano também jogou por outros clubes paulistas, como São Paulo e Santos, antes de se transferir para o Corinthians em 2024.
Duda Sampaio
Duda Sampaio cresceu jogando futebol com o seu irmão em Jequeti, município do interior de Minas Gerais. Com 23 anos, foi revelada pelo América Mineiro, tendo jogado também por clubes como Cruzeiro e Internacional. Desde 2023 — quando participou de sua primeira Copa do Mundo — ela é atleta do Corinthians.
Adriana
A atacante brasileira Adriana, de 27 anos, é natural de União, Piauí. Defendeu o time do Corinthians entre 2018 e 2022, sendo que desde 2023 joga pelo Orlando Pride. Ela já ficou de fora de duas Copas do Mundo e uma Olimpíada por causa de lesões no joelho, mas realizou o sonho de disputar o torneio na edição de 2023.
Cristiane
A última jogadora também é conhecida por milhares de pessoas. Cristiane, de 39 anos, nasceu em Osasco, São Paulo, e defendeu clubes como Corinthians, Santos, Paris Saint-Germain, São Paulo e atualmente está no Flamengo. Também conquistou o bicampeonato dos Jogos Pan-Americanos (2007 e 2015), além de ser a jogadora com mais gols marcados em Jogos Olímpicos, independente de gênero, com 14 gols.