Equatorial Maranhão impulsiona novos talentos com o lançamento do projeto Maranhão na Ginástica
O projeto Maranhão na Ginástica, iniciativa patrocinada pela Equatorial Maranhão e pelo Governo do Estado, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, foi lançado no último sábado (15), com o objetivo de incentivar a formação de ginastas de alto rendimento, visando colocar o Maranhão em destaque no cenário esportivo nacional e internacional na modalidade. O evento de lançamento ocorreu no Ginásio JM Gym, no Complexo Sports Village, no bairro Quintas do Calhau, e foi um momento de celebração e renovação para o esporte maranhense, com direito a demonstração de ginástica artística pelas atletas do time JM Gym.
Equatorial Maranhão e o compromisso com o Social
Com a presença de representantes da Equatorial Maranhão, atletas e técnicos, o evento também destacou o papel do esporte como ferramenta de transformação social e uma oportunidade de crescimento para jovens talentos. Kézia Marques, Gerente de Responsabilidade Social do Grupo Equatorial, enfatizou a importância do projeto: “Estamos presenciando um momento muito especial para a ginástica maranhense. Acreditamos no esporte como uma ferramenta de transformação social e um estímulo para que crianças e jovens sigam sonhando. O patrocínio da Equatorial reflete nosso compromisso histórico com investimentos em cultura, esporte e desenvolvimento social em todas as regiões onde atuamos”, destacou Kézia Marques.
Para Patrícia Melo, Presidente da Federação Maranhense de Ginástica, o projeto será impactante e promete grandes saltos para a ginástica maranhense: “Esse patrocínio é essencial para consolidar o Maranhão como um polo de talentos na ginástica. É a realização de sonhos e a abertura de portas para novos atletas”, declarou a dirigente.
O técnico Jackson Magno, diretor da JM GYM e coordenador do projeto, reforçou o papel social da iniciativa: “Trabalhamos para oferecer oportunidades às crianças e, agora, com o apoio da Equatorial, conseguiremos elevar o nível das nossas atletas, promovendo e inspirando as próximas gerações”, declarou o treinador.
Um grande salto para as ginastas patrocinadas
Com esse apoio da Equatorial Maranhão e do Governo do Estado, o Maranhão na Ginástica promete transformar o cenário esportivo do estado, criando oportunidades para três jovens talentos maranhenses, ao mesmo tempo em que promove a inclusão social por meio do esporte. As ginastas patrocinadas pelo projeto são Éster da Silva, Ana Nicole Serra e Ana Luíza Hadade, todas com 11 anos de idade e muitos sonhos para o futuro.
Éster da Silva conta como encontrou na ginástica uma forma de expressar sua paixão pela modalidade. E foi graças a um vídeo publicado na internet que seu talento foi descoberto e sua jornada na ginástica artística começou de fato: “Eu falava para qualquer um que chegasse em minha casa que eu queria ser ginasta. Mas tudo começou mesmo, quando minha tia veio nos visitar e eu subi em um pé de goiabeira e fiz o que sabia de movimentos. Ela então filmou e publicou no Instagram. O tio Magno, que é técnico da JM Gym, olhou e resolveu apostar em mim. Agora, com o apoio da Equatorial, espero crescer no esporte e conquistar grandes competições”, revelou a ginasta.
Já Ana Nicole Serra, teve seu interesse pela ginástica despertado a partir de sua prima, que realizava uma manobra chamada “estrelinha”. Ela gostava de copiar o movimento da prima, e sua mãe viu que a menina tinha talento e procurou uma academia para treiná-la. Ana Nicole frisou as dificuldades financeiras enfrentadas e a importância desse patrocínio: “A Equatorial vai nos ajudar muito com esse patrocínio, principalmente nas viagens, que são caras, além de nos dar mais visibilidade no cenário esportivo. Estou muito feliz”, declarou a ginasta Ana Nicole Serra.
Para Ana Luíza Hadade, a ginástica mudou sua vida e ela só pensa em conquistar medalhas e representar o Maranhão no Brasil e no mundo: “Sempre admirei a ginástica e comecei inspirada por uma amiga. Com esse projeto e o apoio do patrocínio, vou evoluir muito na ginástica e me esforçar para conquistar medalhas, que nos representem em campeonatos importantes. Sou muito grata à Equatorial e ao Governo do Estado; e acredito que vou evoluir bastante e brilhar em competições nacionais e internacionais. Meu sonho é representar bem o Maranhão no mundo”, disse empolgada.
As pequenas, mas determinadas ginastas, Éster, Ana Luiza e Ana Nicole compartilham a mesma garra e um grande sonho: Chegar às Olimpíadas e brilhar como grandes ginastas. Éster quer se tornar uma ginasta profissional, competir nas Olimpíadas e representar o Brasil como atleta de alto rendimento. Inspirada pelas estrelas Rebeca Andrade e Simone Biles, ela busca orgulhar as pessoas que a apoiaram ao longo do caminho. Seu objetivo vai além das medalhas: É sobre retribuir e honrar quem acreditou em seu potencial.
Ana Luiza Hadade também tem o plano de conquistar muitas medalhas nas Olimpíadas. Sua inspiração também vem de Rebeca Andrade, cujo talento e conquistas a motivam a alcançar o topo no esporte. E Ana Nicole sonha em integrar uma academia de alto rendimento, onde possa aprimorar suas habilidades até chegar aos Jogos Olímpicos. Assim como as amigas, ela se inspira em Rebeca Andrade e almeja trilhar um caminho repleto de dedicação e glórias no esporte.
As três jovens ginastas são exemplos de perseverança, talento e paixão, inspiradas pelas maiores atletas do esporte e motivadas por sonhos que já começam a ganhar forma, graças ao patrocínio oficial conquistado no projeto Maranhão na Ginástica. E mais que sonhos, as atletas patrocinadas já têm compromissos marcados para 2025, com competições no Chile, Uruguai e Rio Grande do Sul; viagens que foram viabilizadas graças ao patrocínio conquistado.
Com o lançamento do projeto Maranhão na Ginástica, a Equatorial Maranhão segue reafirmando seu papel como incentivadora do esporte e do desenvolvimento social; impactando positivamente a vida de muitos maranhenses em todo o estado, a exemplo dessas empenhadas ginastas.