Esportes eletrônicos: como montar um setup perfeito
O mundo esportivo sempre foi um local de suor e esforço físico, porém, nos últimos anos, os esportes eletrônicos (ou eSports) entraram em cena e estão transformando a maneira de jogar videogame. Para competir nesse campo, é preciso contar com máquinas aptas para os desafios do ambiente digital.
Os gamers são os esportistas nascidos da transformação digital. No entanto, existem diversas peculiaridades que se assemelham ao mundo do futebol. Começando pela divisão entre amadores e profissionais, esse segundo grupo recebe salário para jogar e treinar por muitas horas para conhecer cada detalhe do jogo.
É nesse ponto que o setup gamer se torna uma prioridade. Montar um computador potente, contar com uma boa cadeira e decorar bem o ambiente para entrar no clima são fundamentais para viver a experiência ao máximo.
Preparando o terreno
Ser um gamer pressupõe horas de diversão na frente do computador. Para aguentar longas jornadas é fundamental ter em mente o conforto e também o equipamento, o primeiro para poder aproveitar o momento sem nenhum tipo de dor, e o segundo para não correr o risco de perder algum lance por falhas técnicas.
O setup gamer engloba também o ambiente, como as luzes e a decoração, afinal, quem é apaixonado pela jogatina mergulha de cabeça na brincadeira e leva a sério cada detalhe. A atmosfera do espaço conta muito para aqueles que apostam pelo streaming e compartilham ao vivo as aventuras digitais. Os espectadores gostam de acompanhar streamers que cuidam do conteúdo e também da “embalagem”.
Falando em streaming, essa nova vertente de conteúdo digital abarcou diversos gêneros dos jogos eletrônicos. E uma modalidade que se beneficiou dessa moda foi o poker. O famoso jogo de cartas já tinha experimentado algo parecido nos anos 70, quando a variante Texas Hold’em conquistou Las Vegas e a ESPN norte-americana começou a transmitir os campeonatos ao vivo. Ao estar na televisão o jogo caiu no gosto da audiência.
Agora, no mundo online, o poker repetiu a dose, porém, além dos streamers, o título também conta com plataformas especializadas que oferecem um ambiente seguro para os usuários e uma experiência de jogo cada vez melhor. Vale destacar que já existem versões do poker em realidade virtual, onde o jogador é transportado para uma mesa e enfrenta outros adversários em tempo real.
Já as peças que vão formar o PC gamer podem variar segundo o interesse de cada jogador. Os apaixonados pelos jogos de futebol, como o FIFA 23, vão buscar características que processem rapidamente os gráficos e uma placa de vídeo capaz de rodar tudo, nesse caso, existem dois modelos recomendados pela EA Games, são eles: a NVIDIA GeForce GTX 1660 ou a AMD Radeon RX 5600 XT.
Já os fãs de jogos do gênero Battle Royale vão buscar máquinas que tenham o melhor rendimento no processamento de imagens e no rendimento do sistema. Nesse caso, PCs com uma boa memória RAM são uma boa opção. Por exemplo, o Fortnite, um dos jogos mais populares do segmento, exige um mínimo de 8 GB de RAM para aproveitar o jogo em todos os aspectos.
Uma opção que merece destaque quando se fala em Battle Royale é o Free Fire. O jogo foi criado exclusivamente para os smartphones e se tornou um absoluto sucesso, são milhões de jogadores espalhados pelo mundo, em especial, no Brasil.
Quanto vale o conforto?
Muitos gamers ficam obcecados pela parte técnica do computador e esquecem de um detalhe fundamental: a cadeira. Afinal, de que adianta uma máquina potente se o jogador não conta com um assento adequado?
A importância da cadeira é uma realidade e diversos ortopedistas destacam que os trabalhadores que passam muitas horas em frente ao computador devem estar atentos ao assento e também a altura da tela. Criar um espaço ergonômico é fundamental para suportar a longa jornada.
No que diz respeito à cadeira gamer, os especialistas concordam que a mesma deve respeitar alguns pontos básicos:
- O encosto deve respeitar a forma natural da coluna e acomodar corretamente a região lombar.
- O braço da cadeira deve oferecer um ângulo de 90º com relação à mesa, mantendo os cotovelos do usuário em uma posição cômoda.
- O assento deve ter altura regulável para que os joelhos também fiquem a 90º.
Luz, câmera ação
Uma parte vital do mundo gamer é formada pelas plataformas de streaming. A transmissão ao vivo dos campeonatos foi uma peça-chave na consolidação dos eSports mundo afora. No entanto, não só os profissionais têm destaque no segmento streamer, diversos jogadores alcançaram a notoriedade mostrando as suas habilidades ou criando conteúdos sobre os títulos mais populares.
Para conquistar o público, o conteúdo é fundamental, porém, o cenário também conta, e muito. Diversos produtores de conteúdo trabalham desde suas casas e por isso possuem um cômodo dedicado ao trabalho. Esse quarto costuma ser decorado com referências ao mundo geek, como super-heróis, HQs, miniaturas de personagens e outros produtos culturais.
No entanto, um detalhe que merece destaque são as luzes. A iluminação do ambiente costuma ser um diferencial, com diversos focos para ressaltar o apresentador, além de faixas de LED de diversas cores para criar um ambiente tecnológico.
Para ser um gamer basta ter a paixão pelos jogos eletrônicos e também a disposição para se aventurar nesse mundo. No entanto, para aqueles que desejam dar um passo à frente e entrar a fundo é preciso se preparar para montar um setup ideal para desfrutar das horas de lazer no mundo virtual.
Foto: Unsplash