Etapa São Luís do Maranhense de Handebol começa neste sábado
Foi definida a tabela de jogos do Campeonato Maranhense de Handebol, etapa São Luis – 1º turno, que começa neste sábado, com cerimônia de abertura, às 16h, no ginásio do Ipem-Calhau. Mas antes, às 14h, a bola já começa rolar na categoria adulto feminina, com a estreia do Moto Club Handebol contra o Audax. Os jogos do domingo serão no ginásio da Apae, no Outeiro da Cruz, das 8h às 17h.
A etapa de São Luís foi dividida em 3 categorias: infantil ( 12 a 14 anos ), infanto (15 a 17 ) e adulto (a partir dos 18 anos), tanto no feminino quanto no masculino. A previsão é que a Etapa de São Luís termine no final de setembro, devido ao grande número de equipes inscritas.
Neste fim de semana jogam na categoria adulta: Moto Club; Audax; FDG; Esparta HC, AESF/PM; UEMA Sportivus; República dos Esportes; SLZ HC. Na categoria infantil: AESF; Militar Tiradentes, Barbosa de Godois, Audax, Santa Clara, ATLEF/ Upaon- Açu. E na categoria infanto: AESF/ PM, Barbosa de Godois, Marista Araçagy, Santa Clara, Jovens Liceu, Audax, Militar Tiradentes, ATLEF/ Upaon- Açu.
Em Congresso Técnico realizado na última quinta-feira, 01, foi aprovada a fórmula de disputas. Devido ao número recorde de participantes, 38 times da capital, a competição será disputada da seguinte forma: as equipes do intantil feminino, infanto masculino, adulto feminino e masculino foram divididas, cada categoria, em duas chaves com disputa em semifinal e final. As demais categorias serão decididas na fórmula dos pontos corridos.
O torneio tem caráter solidário, pois cada equipe no ato da inscrição tem que colaborar com 3 quilos de alimentos não perecíveis por atleta. Cerca de uma tonelada de alimentos já foram arrecadados na etapa de São Luís que serão distribuídos para três instituições sociais.
O Campeonato Maranhense de Handebol tem o patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
NOVO FORMATO
A edição 2016 do Campeonato Maranhense de Handebol conta agora com maior número de equipes e tem o objetivo de levar o torneio para outros municípios do Estado. Para isso, a competição foi dividida em 4 regionais: Imperatriz, São Luís, Santa Inez e Codó.
As disputas em cada regional terão dois turnos e se classificam as duas melhores equipes das 3 categorias (infanto, infantil e adulto), tanto no feminino quanto no masculino. A previsão é que em dezembro seja realizada a grande final de todas as categorias, com torneio de encerramento na cidade de São Luís.