Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Noticia em Destaque

Federação e clubes exaltam CBF pelo fortalecimento da Copa do Nordeste

Presidentes de federações estaduais e dos clubes participantes da Copa do Nordeste de 2025 elogiaram a CBF pelo empenho, cuidado e dedicação à competição que a cada ano cresce e lota estádios em todos os nove Estados da região. Para eles, a entidade máxima do futebol brasileiro, representada pelo presidente Ednaldo Rodrigues, tem oferecido condições para que os clubes se sintam motivados a disputar e a ganhar a Copa do Nordeste.

Citam o aporte financeiro, a qualidade técnica, a resposta dos torcedores, empolgados com a realização de grandes clássicos regionais, a visibilidade e o interesse de parceiros comerciais.

Nesta temporada, a principal competição regional do Brasil terá uma edição histórica. Pela primeira vez, cinco nordestinos disputam a Série A do Campeonato Brasileiro: Bahia, Ceará, Fortaleza, Vitória e Sport. Destes, Fortaleza e Bahia estão na Libertadores, enquanto o Vitória participará da Sul-Americana.

Confira abaixo o que disseram sobre a nova edição da Copa do Nordeste.

Americo Lobato (presidente da Federação de Futebol do Maranhão) –

“O presidente Ednaldo trouxe a organização da Copa do Nordeste para a CBF e aumentou os recursos. Até 2022, dos recursos destinados aos clubes, de 50 milhões arrecadados, apenas 28 milhões eram divididos entre os clubes. Com Ednaldo, isso mudou, com uma melhora significativa para os clubes. Iniciativa que ajuda a melhorar cada vez mais o futebol do Nordeste.”

Sérgio Frota (presidente do Sampaio Côrrea)

“É uma competição democrática. Queremos passar incialmente da primeira para segunda fase e depois ver onde podemos chegar. Sempre como referência o nosso título de 2018. Naquele ano, passamos em segundo lugar no grupo, pegamos nas quartas de final o Ceará, que estava na Série A em 2018; depois passamos pelo Vitória na semifinal e enfrentamos o Bahia, que tinha sido quinto na Série A. Nós estávamos na Série B. Ganhamos em São Luís por 1 a 0 e sustentamos 0 a 0 na Fonte Nova, com mais de 50 mil pessoas e levantamos a taça. Hoje, a situação mudou. Mas o Sampaio vai incomodar.”

Vitor Pflueger (presidente do Moto Club)

“É com grande satisfação que o Moto Club vai participar dessa edição histórica da Copa do Nordeste. Muito valorizada, com promessa de jogos de altíssima qualidade técnica. Sabemos das dificuldades, mas estamos confiantes. A Copa do Nordeste, hoje, já é uma realidade dentro do futebol brasileiro.”

João Gabriel Alves / CBF