Governo do Estado lança projeto “Formando atletas, criando cidadãos” no município de São Mateus
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), lançou, neste final de semana, o projeto “Formando atletas, criando cidadãos”, que vai atender 150 crianças e adolescentes, entre nove e 17 anos de idade, do município de São Mateus com atividades esportivas, de lazer e recreação. O projeto, que integra o amplo programa do Governo que fortalece ações de inclusão social pelo esporte no Maranhão, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de São Mateus e com o incentivo da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
O projeto “Formando atletas, criando cidadãos” promove aulas teóricas e práticas três vezes por semana no Estádio Pinheirão, com conteúdo sobre regras básicas de realização de diversas modalidades esportivas; a importância do trabalho coletivo para o esporte e para a vida; fundamentos e treinamento técnico, tático e preparação física; fundamentos de futebol; prática do esporte para uma vida saudável; e realizações de jogos oficiais e não oficiais, ministrados por professores de Educação Física do próprio município.
As crianças e os adolescentes participantes do projeto são matriculados em escolas públicas da rede de ensino municipal e estadual, com 80% de frequência e aproveitamento escolar. Durante o lançamento, os pais, juntamente com os alunos, assinaram um termo de compromisso e receberam material esportivo destinado aos pequenos atletas. O projeto abrange, também, uma escolinha de reforço escolar formado por pedagogos, assistentes sociais e monitores que vão ampliar as possibilidades de aprendizagem do aluno, dando a oportunidade de aprofundar ou suprir carências dos conteúdos de maior dificuldade.
De acordo com o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, o projeto “Formando atletas, criando cidadãos” visa contribuir na formação do cidadão de maneira positiva, buscando a inclusão social através de atividades esportivas e de entretenimento aliados à educação e à cultura, voltadas ao equilíbrio do processo de interação social cooperativa e competitiva de forma consciente e reflexiva.
“Vamos promover a prática esportiva e educacional no intuito de melhorar os fatores físico, psicológico e social de crianças e adolescentes de maneira saudável, bem como minimizar o índice de violência e diminuir a evasão escolar. Queremos, ainda, proporcionar momentos de alegria e despertar bons valores humanos, como a amizade, o coletivismo, a fraternidade e o pleno exercício da cidadania, fatores importantes para eliminar a violência e promover a paz”, disse Jardim.
O “Formando atletas, criando cidadãos” tem uma equipe técnica multidisciplinar, composta por treinadores, monitores, preparadores de goleiros, massagistas, preparadores físicos, pedagogos, nutricionistas, fisioterapeutas e supervisor geral, que vai atuar no município de São Mateus por seis meses.