Governo sensibiliza praticantes de kitesurf aos cuidados com a saúde do homem
O céu da praia do Olho d’Água, em São Luís, ganhou o colorido de dezenas de kites, na manhã de sábado (18), com a realização do primeiro Downwind Azul. A atividade integra o conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) na Campanha Novembro Azul. Realizada em parceria com a Associação de Velejadores do Maranhão (Avema) e a Ocean Kite Point (OKP), que sediou o evento, a atividade contou com roda de conversa sobre saúde do homem.
Para combater o preconceito, a Secretaria de Estado da Saúde intensificou as ações de orientação sobre câncer de próstata e saúde do homem para pessoas mais jovens. “Os homens no Brasil ainda têm muita resistência em procurar um médico. Embora o público aqui ainda seja muito jovem, fora da faixa etária prioritária, isso é importante para eles difundirem as informações, e assim acabar com o preconceito”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.
O presidente da Avema, Rogério Luna, comentou que a ideia é incluir o Downwind Azul no calendário da associação para tornar o tema natural entre os homens e quebrar as barreiras e as piadas jocosas em torno do assunto. “Fazendo com que o tema vire rotina, podemos combater o preconceito. Já colaboramos com o Downwind Rosa, organizado pelas velejadoras de São Luís, agora queremos ajudar com o Novembro Azul”, disse.
O kitesurfista João Maria Caracas, de 53 anos, aproveitou o bate papo para falar sobre sua experiência. Ele já passou por consulta urológica e precisou vencer o próprio constrangimento para cuidar da saúde. “Não adianta dizer que não existe barreira, porque existe sim. Da primeira vez que fiz o exame foi constrangedor, mas coloquei na balança ‘morrer cedo ou fazer exame?’”, testemunhou.
O engenheiro mecânico reforçou, ainda, a importância de se trabalhar com o público mais jovem presente na guarderia. “Só existe uma forma de se combater a resistência, é fazendo campanhas. Eles são jovens, não pensam ainda nisso, mas precisam ser informados”, afirmou.
O médico oncologista e diretor clínico da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Rodrigo Lopes, conversou com os velejadores. Ele apontou três inimigos de uma vida saudável. “O sedentarismo é uma das causas que mais se leva à mortalidade de homens. Depois temos os maus hábitos, como tabagismo e alimentação inadequada. Por fim, o medo de buscar auxílio médico”, listou o especialista.
Ao fim da atividade de orientação, os kitesurfistas caíram no mar. Animados pelo vento forte e vestidos com a mensagem “Mais Saúde, Menos Preconceito”, tema da campanha da SES, 50 esportistas levantaram as pipas para levar o recado aos banhistas nas praias de São Luís.