Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Noticia em DestaquePlantão de Noticias

Idosas do projeto “A longa Vida” participam de caminhada do movimento “Maio Amarelo”

Cerca de 80 idosas do “A longa Vida”, projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), participaram da caminhada que encerrou, neste domingo (29), o movimento “Maio Amarelo”, campanha do Departamento de Trânsito do Maranhão – Detran/MA que chama a atenção da sociedade para o alto índice de acidentes no trânsito.

De acordo com o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, que esteve presente no evento, o “A longa Vida” participou da ação para somar forças no trabalho de conscientização do Detran/MA. “As estatísticas comprovam o aumento de acidentes no trânsito todos os dias. E para que esse trabalho de conscientização alcance o máximo de pessoas possíveis, nós nos unimos a essa força tarefa de mobilização para o trânsito seguro”, explicou Jardim.

“Pelo projeto da Sedel recebemos diversas orientações sobre os cuidados com a saúde. Na caminhada de hoje, nosso papel é colaborar com os colegas, alertando a população sobre a responsabilidade que todos nós temos no trânsito como motoristas e pedestres”, disse Tânia Rodrigues, participante do “A longa Vida”.

Para Nilcirene Alves, que também integra o projeto, além da caminhada, as meninas do “A longa Vida” cumpriram seu papel como cidadãs e deixaram suas mensagens sobre segurança no trânsito. “Para que todos possam ir e voltar em segurança, o principal é ter atenção no trânsito, fazer uma manutenção preventiva no veículo e obedecer à sinalização e os limites de velocidade das estradas”, alertou Nilcirene.

Participaram, também, da caminhada, o coordenador do projeto “A longa Vida”, Daniel Ferreira, e o assessor especial da Sede, Miguel Pinheiro.

Projeto “A longa vida”

O projeto “A longa Vida” beneficia cerca de 150 idosos por meio de atividades físicas regulares, a fim de melhorar o bem-estar dessas pessoas. Os idosos são acompanhados semanalmente por profissionais da área da saúde. A proposta do “A Longa Vida” é implantar núcleos de atendimento à prática de atividade física voltada para as pessoas idosas em diferentes municípios do Maranhão.

O primeiro núcleo do “A longa Vida” foi implantado em São Luís, nas instalações do Complexo Esportivo Canhoteiro, e oferece, as terças e quintas-feiras, das 16h às 18h, caminhada orientada, exercícios corporais de ginástica e movimentos expressivos, musculação, dança, passeios, palestras, atividades de esporte, recreação e lazer. Todas as atividades são acompanhadas e supervisionadas por profissionais e estagiários da área de Educação Física.