Ítaro Santos (PE) vence 6º Norte/Nordeste de Sinuca e MA consegue inédito 3º lugar com Jânio Gonçalves
O 6º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca foi encerrado no último domingo (04), com uma das finais mais emocionantes e competitivas da sinuca profissional brasileira. Disputada em melhor de nova partidas, a decisão foi entre os atletas Ítaro Santos (PE), que venceu Bozzinha (BA) por 5 a 3, depois de empatarem em 3 a 3. Com o resultado, Ítaro Santos sagrou-se campeão. O atleta maranhense Jânio Gonçalves garantiu o terceiro lugar inédito para a sinuca do Maranhão no evento.
Com patrocínio do Mateus e Governo do Maranhão (Lei Estadual de Incentivo aos Esportes), o 6º Campeonato Norte/Nordeste de Sinuca foi uma realização da Federação Maranhense de Bilhar e Sinuca (FMBS) e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB/São Luís), com apoio do Grupo Jornal Pequeno de Comunicação, Golden Shopping Calhau, Mar Doce, Praia Mar Hotel, ServBus, Bus Transportes, Óticas Diniz, Polícia Militar, Centro Elétrico, Fiema, PontesTur, Net e AddPoints.
Realizadas na AABB/São Luís, as duas semifinais foram disputadas entre o atleta Jânio Gonçalves (MA) e Bozzinha (BA), e a outra entre os pernambucanos Ítaro Santos e Ricardo. Nas quartas-de-finais, os jogos foram disputados em melhor de sete partidas entre os atletas Bozinha (BA), que ganhou Jota (MA) por 4 a 2, Ricardo (PE), vencedor do jogo contra Rafael (BA) por 4 a 2, Ítaro (PE), que venceu Guttiely (PB) por 4 a 0 e Araújo (RN), vencido por Jânio (MA) por 4 a 1.
DECISÃO DO QUALIFYNG
A decisão do Qualifyng, que é a etapa de qualificação para o campeonato principal, foi disputada pelos pernambucanos Wendel e Gutielly. Em melhor de cinco partidas, Wendel venceu por 3 a 2 e sagrou-se bicampeão da referida etapa. Pela primeira vez no Norte/Norte dois maranhenses, Jota e Jânio, foram semifinalistas. É mais um importante resultado do trabalho que vem sendo feito pela Federação Maranhense.
O presidente da FMBS, Lourival Bogéa agradeceu a presença de todos e destacou a evolução da sinuca do Norte/Nordeste. “Estamos vendo hoje mais um sucesso da sinuca profissional em nossa região. Todos estão de parabéns”, disse Bogéa. Segundo ele, a classificação do atleta Jânio Gonçalves entre os três melhores da competição “mostra que o trabalho que vem sendo feito pelo Maranhão está no rumo certo. A sinuca do Maranhão conquistou um título inédito”, disse Lourival Bogéa.
PARCERIA AABB/SÃO LUÍS E FMBS É REFERÊNCIA NACIONAL
“O Norte/Nordeste é a maior premiação da sinuca no Brasil e o maior evento do nordeste. É um grande incentivo aos atletas e dirigentes. A sinuca é um esporte de família. Sinuca é esporte, pratique. Coloque seu filho pra praticar sinuca. Sinuca é esporte”, disse o diretor técnico e de eventos da FMBS, Bento Pereira. Segundo ele, o Maranhão está sempre a frente na realização de grandes eventos de sinuca. “O sucesso desse evento deve-se a Lei Estadual de Incentivo, aos nossos patrocinadores e apoiadores, aos atletas, dirigentes e ao público que prestigia. Agradecemos em especial a todos os atletas do Norte/Nordeste que tornam possível o crescimento e o sucesso desse evento”, disse Bento Pereira.
O presidente da AABB/São Luís, Félix Pinto afirmou que é um prazer muito grande sediar mais um evento desse nível. “A gente não mede esforços para trabalhar com a FMBS. Trabalhar em parceria com a Federação Maranhense é uma referência para as associações que tem a sinuca como esporte e lazer”, disse o presidente. A equipe de arbitragem da final foi formada por Rafael Corrêa (MA) e Junqueira (BA), coordenados por Fabrício Vieira (MA). Nos dias 11, 12 e 13 de outubro acontecerá o 3º Campeonato Baiano de Sinuca, com a participação de atletas de todo o país.
BOX 01
Classificação geral
Campeão: Ítaro Santos (PE)
Vice-campeão: Bozzinha (BA)
3° lugar: Jânio (MA)
4° lugar: Ricardo (PE)
5° lugar: Jota (MA)
6° lugar: Rafael (BA)
7° lugar: Araújo (RN)
8° lugar: Gutielly (PB)
9° lugar: Celinho (CE)
10° lugar: Wilson Alves (BA)
11° lugar: Wendell (PB)
12° lugar: Jairzinho (BA)
13° lugar: Deus-me-livre (PB)
14° lugar: Emerson (RN)
15° lugar: Dudu (PB)
16° lugar: Galydson (CE)
Maior tacada: Jota (MA). Pontuação: 98 pontos