Jiu-Jitsu Salvando Vidas: Projeto Comemora 2 Anos Transformando Vidas de Crianças em São Luís
O projeto “Jiu-Jitsu Salvando Vidas”, uma iniciativa que oferece aulas de jiu-jitsu para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social em São Luís, completou dois anos de atividades. A iniciativa, fruto da parceria entre o 20º Batalhão da Polícia Militar e o Rio Anil Shopping, tem proporcionado um futuro mais promissor para os jovens participantes.
O aniversário do projeto foi celebrado com uma festa que reuniu pais, alunos e professores, todos celebrando os impactos positivos do jiu-jitsu na vida dos pequenos lutadores. Um dos exemplos é Antônio, de 9 anos, que possui autismo, dislexia e TDAH. Através do esporte, ele tem desenvolvido suas habilidades sociais, aprendendo a lidar com a derrota e a vitória, e interagindo de forma mais positiva.
Para Rosana Restom, mãe de Josué Kaleb (10) e Josias Emanuel (6), participantes do projeto, o jiu-jitsu tem sido fundamental para manter seus filhos longe do perigo das ruas e promover o desenvolvimento deles. “É uma honra poder trazer os meus filhos para cá. Eles estão crescendo, fortes, focados nos estudos e no jiu-jitsu, longe da criminalidade”, destaca Rosana.
O projeto, que funciona na sede da 1ª Companhia do 20º BPM, no bairro Cohab Anil e Aurora, oferece aulas para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos, três vezes por semana. A superintendente do Rio Anil Shopping, Francine Machado, ressalta o cuidado e a organização presentes nas aulas, além do ambiente de disciplina e apoio que o projeto oferece.
A parceria entre o Rio Anil Shopping e o 20º BPM é fundamental para o sucesso do projeto. Arnaldo Machado, coordenador de segurança do shopping, destaca a importância de oferecer aos jovens os ensinamentos das artes marciais. “Em 2022, entendemos a importância do projeto e nos engajamos como apoio. Desde o início, contribuímos com os lanches e hoje entregamos novos tatames para as aulas”, afirma.
A Major Danyelle Nussrala, comandante do 20º BPM, ressalta a importância de continuar a parceria para oferecer um futuro melhor para os jovens em situação de vulnerabilidade. “Queremos olhar para o futuro e melhorar cada dia mais. É muito importante que a gente continue com essa parceria para sempre, porque é um projeto lindo e temos crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Tentamos agregar a vida delas através do esporte, com instrutores da Polícia Militar e voluntários”, finaliza.