Jogadores do Moto Club realizam exames médicos na UFMA
Os jogadores do Moto Club estiveram na manhã de ontem (28) no prédio de Educação Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) para realizarem exames fisiológicos. A parceria firmada entre a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (SEDEL), Departamento de Educação Física da UFMA e o Moto Club visa repetir os bons resultados colhidos neste ano, e já começam os preparativos para a temporada 2017.
Os jogadores foram submetidos a exames, para medir o nível de Creatina Quinase, uma substância presente no músculo, que de acordo com quantidade, pode indicar um princípio ou mesmo uma lesão. E ainda a testes metabólicos para monitorar os gastos energéticos de cada atleta e, a partir desses resultados, será possível compreender as necessidades nutricionais de cada jogador..
Segundo Poliana Alves, membro do grupo de genética e esportes da UFMA, ainda foram feitos testes antropométricos, de composição corporal e de análise dos diâmetros ósseos. Todos esses testes são importantes para que se possa mapear e individualizar os treinos para cada atleta, extraindo o melhor de cada jogador.
“Esses exames são muitos importantes, pois é difícil ter aqui no Maranhão, exames assim para nós, atletas. E acho muito boa essa iniciativa de o Moto manter a parceria com a UFMA. É sempre bom para nós, sabermos como nosso corpo está, por fora a gente pensa que está tudo bem, mas por dentro não e isso influencia em um melhor rendimento dentro de campo”, ressaltou Chico Bala.
De posse das informações obtidas desses resultados a comissão técnica pode desenvolver um trabalho especifico para cada jogador. Segundo Fábio Nogueira, preparador físico do Moto, o resultado dessa parceria fortalecerá o Moto Club.
“O futebol passa por um processo de evolução, principalmente na parte fisiológica, e esses resultados são de grande valia para que a gente possa monitorar os atletas, obter melhores resultados nos jogos e prevenir lesões” declarou o preparador físico.