Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Esporte Amador MaranhenseNoticia em DestaquePlantão de Noticias

Jovens do Anil participam de atividades do primeiro dia do projeto Juventude, Esporte em Ação

Mais de 100 jovens do bairro Anil e adjacências participaram das atividades do primeiro dia da edição do projeto ‘Juventude, esporte em Ação’, que acontece até o próximo dia 30, com atividades nas escolas CINTRA e Sá Vale, nos períodos da manhã e tarde. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Formação em parceria com o Governo do Estado, através das secretarias de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), de Esporte e Lazer (SEDEL) e com patrocínio dos Supermercados Mateus através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.

A iniciativa tem como objetivo melhorar a realidade socioeconômica de jovens moradores de oito comunidades da capital maranhense, através da democratização de políticas e ações de esporte, lazer e cultura. Através do projeto, os moradores dessas comunidades poderão participar de uma série de oficinas gratuitas que serão oferecidas nas comunidades, como: dança, teatro, música, vídeo, animação, robótica, basquete, badmington, rugby, slackline, handebol, elaboração de projetos e futebol três.A culminância dessas atividades será realizada em Festivais de Juventude, Esporte e Lazer, organizados ao fim de cada etapa, nos bairros abrangidos pelo projeto.

No primeiro dia, as crianças, adolescentes e jovens do Anil tiveram acesso a atividade esportiva de futebol 3 (futrua) na quadra móvel do NUCEL (Núcleo de esporte e Lazer), que foi entregue a comunidade pelo projeto. Já na parte da tarde, aconteceram as oficinas de slackline e de animação/fotografia.

Abertura

A abertura do projeto, que aconteceu às 9h30, no auditório do Centro Integrado Rio Anil (CINTRA), contou com a participação da dos secretários de Estado da Juventude, Tatiana Pereira e do Esporte e Lazer, Márcio Jardim, de diretores da ONG Formação, além de professores, diretores e alunos do colégio Cintra. Após uma fala inicial de representantes dos órgãos presentes, a diretora da ONG Formação, Roberta Abreu, e a secretária da Juventude, Tatiana Pereira, apresentaram o projeto aos estudantes e demais presentes.

A secretária Tatiana Pereira explicou que, além do conhecimento que as oficinas vão oportunizar aos jovens dos bairros, o projeto Juventude, Esporte em Ação vai deixar algo concreto como legado da ação em cada comunidade.

“Além das oficinas que acontecerão durante duas semanas em cada comunidade, o projeto vai reformar um equipamento público do bairro, que pode ser uma praça, uma quadra de esportes, a partir da demanda da própria comunidade. Tudo isso tem como único objetivo valorizar os jovens de cada comunidade, valorizar seus potenciais nas áreas esportiva, lúdica e empreendedora”, ressaltou Tatiana Pereira.

O diretor de comunicação da ONG Formação, Fábio Cabral, destacou a parceria firmada entre o órgão, o Governo do Estado e o Supermercado Mateus, através da Lei de Incentivo ao Esporte, que está possibilitando a realização do projeto ‘Juventude, Esporte em Ação’.

“Sem essa parceria com o Governo do Estado, através da Seejuv, que foi quem pensou inicialmente nesse projeto e convidou a Formação para desenvolver, e da Sedel e, também com o Supermercado Mateus, através da Lei de Incentivo ao Esporte, seria inviável o desenvolvimento desse trabalho, que acontecerá em oito bairros de São Luís, com uma série de oficinas na área do esporte, da cultura e empreendedorismo, ofertadas ás comunidades, que integrarão e desenvolverão mais os meninos e meninas dessas comunidades”, comentou.

Para o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jerry, a partir do projeto “ficará um legado de obra física, além do aspecto de convivência e o desenvolvimento de valores que são fundamentais para a formação cidadã, a partir do esporte como ferramenta”, afirmou.

Segundo dia

Nesta quarta-feira (20), as atividades do projeto no bairro do Anil continuam com as seguintes oficinas: Stopmotion, teatro, animação/fotografia, basquete, futebol 3 e audiovisual. As atividades no bairro acontecerão nas escolas CINTRA e Sá Vale, nos períodos da manhã e tarde. As inscrições, que foram encerradas na semana passada, mobilizaram não apenas jovens, mas também crianças, adolescentes, adultos e até mesmo idosos. Até fevereiro de 2018, os seguintes bairros também irão receber o projeto: Alemanha, Cidade Olímpica, Coroadinho, Itaqui-Bacanga, Liberdade, Vinhais e Vila Luizão.

NUCEL e Mapeamento Digital

Em cada bairro, também será implantado um Núcleo Comunitário de Esporte e Lazer (NUCEL), uma tecnologia desenvolvida pelo Instituto Formação que estrutura espaços alternativos para a prática de esportes educativos nas comunidades. Cada núcleo do projeto será equipado com kits de basquete, badminton, futebol, handebol, slackline, coletes e uma quadra móvel composta por estruturas que podem ser montadas e desmontadas em qualquer lugar. Além disso, os NUCELs também receberão uma máquina fotográfica e um notebook para a realização de oficinas de fotografa, animação e audiovisual.

Para garantir a mobilização e realização das atividades de esporte e cidadania, antes, durante e depois do projeto serão escolhidos 8 jovens atletas amadores que receberão uma bolsa e terão a missão de atuar como agentes responsáveis pelo desenvolvimento do projeto nas comunidades. Além de ter entre 15 a 29 anos, esses jovens atletas deverão estar cursando o ensino médio na rede pública de ensino, morar em um dos oito bairros abrangidos pela proposta e ser um atleta amador.

Outra novidade do projeto é a criação de um aplicativo digital que irá possibilitar a realização de um mapeamento digital dos grupos juvenis que existem nesses bairros, mediante pesquisa a ser feita por jovens monitores do projeto. Em cada bairro, esses jovens monitores participarão de uma oficina de ferramentas digitais, na qual aprenderão a manusear o aplicativo para inserção dos dados num formulário virtual, que disponibilizará as principais informações sobre os grupos existentes nessas comunidades.

Qualquer pessoa poderá baixar o aplicativo e ter acesso as informações do mapeamento.