Jovens se divertem com sucesso do projeto Juventude, Esporte em Ação
Nem mesmo a forte chuva que caiu em São Luís desde as primeiras horas do dia, tirou a animação e a empolgação dos mais de 50 jovens mediadores do projeto Juventude, Esporte em Ação, que neste domingo (25) foram a Praia do Calhau para praticar esporte e celebrar o sucesso da primeira edição do projeto, numa grande confraternização que recebeu o nome de Festival São Luís.
“O nosso projeto é para isso, para animar a juventude não importando o clima. Seja no sol ou na chuva”, disse a jovem Luana Cantanhede, moradora da Cidade Olímpica. Assim como a Luana, dezenas de jovens dos oito bairros onde aconteceram as atividades do projeto, não se deixaram intimidar pela manhã chuvosa de domingo e levaram para a praia, as atividades que praticam e ensinam a praticar nas praças e quadras esportivas das comunidades.
Os jovens são mediadores do projeto Juventude, Esporte em Ação, que aconteceu durante seis meses nos bairros Anil, Vinhais, Coroadinho, Vila Embratel, Alemanha, Cidade Olímpica, Liberdade e Vila Luizão e foi finalizado neste domingo com o Festival São Luís. O projeto, que foi iniciado no mês de setembro de 2017, é desenvolvido pelo Instituto Formação em parceria com o Governo do Estado, através das secretarias de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV), de Esporte e Lazer (SEDEL) e com patrocínio dos Supermercados Mateus através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
A iniciativa tem como objetivo melhorar a realidade socioeconômica de jovens moradores das comunidades da capital maranhense, através da democratização de políticas e ações de esporte, lazer e cultura. Durante seis meses, sendo duas semanas em cada bairro, o Juventude, Esporte em Ação levou uma série de oficinas gratuitas para os bairros, como: dança, teatro, música, basquete, badmington, rugby, slackline, handebol e futebol três, com média de 700 pessoas beneficiadas em cada comunidade, tendo um total de mais de 5 mil pessoas impactadas direta e indiretamente.
Após as duas semanas de atividades nos bairros, foram selecionados oito Jovens Mediadores em cada comunidade, que recebem uma bolsa mensal para continuar a desenvolver as práticas esportivas e educativas.
Festival São Luís
A ideia do Festival São Luís, era envolver os jovens mediadores do projeto, bem como outros jovens das comunidades onde o projeto foi realizado, levando as atividades praticadas nos bairros, para a praia. Entretanto, a chuva logo cedo parecia querer atrapalhar os planos. Só pareceu mesmo, pois, o que se viu foi uma juventude animada e cheia de energia para brincar e celebrar o resultado do projeto que tem levado cidadania e inclusão social através da prática esportiva, para crianças, jovens e adolescentes.
“O projeto Juventude, Esporte em Ação finaliza com essa grande interação entre os jovens dos oito bairros onde foram realizadas as atividades, e finaliza com a certeza de que conseguimos alcançar o objetivo, que é levar entretenimento e fazer essa relação entre o esporte e a educação e, principalmente valorizar o potencial dos jovens dessas comunidades”, destacou a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.
A fala da secretária de que as atividades do projeto vão além do esporte, é reforçada pelo jovem Eduardo dos Santos, que explica com orgulho qual é a sua função na comunidade.
“Lá nos nossos bairros, nós mediadores somos responsáveis por continuar a realizar as atividades esportivas com outros jovens, nas praças, nas escolas, nas ruas. Mas, além de jogarmos futebol, vôlei, basquete e outros esportes, também realizamos outras oficinas, como teatro, dança e fotografia”, relata o jovem mediador, que mora no Coroadinho.
Para presidente do Instituto Formação, Regina Cabral, o Juventude, Esporte em Ação fez com que os jovens das comunidades tivessem acesso ao esporte como uma ferramenta de inclusão social e crescimento cidadão, além de oportunizar que milhares de jovens, crianças e adolescentes, conhecessem e praticassem esportes até então, pouco comum para eles.
“O esporte é um conteúdo estruturante na vida das crianças, adolescentes e jovens. Nas comunidades, eles costumam praticar o futebol e o vôlei, que são comuns no país, e o projeto consegue introduzir nessas comunidades, outras modalidades, como o basquete, o handebol, o rúgbi, o badminton”, comentou.
Em 2018, o projeto Juventude, Esporte em Ação, não só continuará como será ampliado para mais oito bairros, chegando a 16 comunidades contempladas com as ações, com 128 jovens monitores e milhares de jovens, crianças e adolescentes que vão participar das atividades.