LBF confirma datas do confronto entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete
A Liga de Basquete Feminino confirmou nesta terça-feira (30) as datas da série final da LBF CAIXA entre Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete. As duas melhores equipes da temporada disputarão o troféu em melhor de cinco jogos na segunda quinzena de agosto, após os Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru.
Na grande decisão, o Vera Cruz Campinas mandará suas partidas no ginásio do Tênis Clube de Campinas (TCC), uma vez que o regulamento da LBF CAIXA prevê que os ginásios da série final deverão ter capacidade mínima de duas mil pessoas. O TCC, que pode receber até 2.500 torcedores, já sediou em fevereiro o Desafio Internacional entre Ligas, quando o Vera Cruz Campinas derrotou o Quimsa, da Argentina.
Os jogos 1 e 2 acontecem na sexta-feira, 16 (20h), e domingo, 18 (18h), no interior paulista, já que as campineiras tiveram melhor campanha na primeira fase. A série vai para o Maranhão, onde o jogo 3 será jogado na quinta-feira, 22 (19h), no Ginásio Costa Rodrigues. Se a série seguir indefinida, o jogo 4 acontece no sábado, 24 (18h), também em São Luís, e o jogo 5 retorna a série à Campinas no dia 29, às 19 horas (todos os horários são de Brasília).
Dono da melhor campanha na primeira fase, com 16 vitórias e apenas 2 derrotas, o Vera Cruz Campinas chega a mais uma decisão após eliminar o Instituto Brazolin/São Bernardo/Unip nas quartas de final (2×0) e protagonizar uma virada heroica sobre a Uninassau/Cabo de Santo Agostinho nas semifinais (2×1). A equipe do tetracampeão Antonio Carlos Vendramini tem o melhor ataque do campeonato (média de 76,7 pontos por partida) e dos Playoffs (71,2 pontos).
Segundo colocado na fase classificatória, com apenas uma vitória a menos que as campineiras (15V-3D), o Sampaio Basquete passou por Ituano Basquete nas quartas e pelo Santo André/Apaba/ Caoa Chery nas semis, vencendo ambas as séries por 2 a 0. O tubarão, treinado pelo argentino Cristian Santander, tem por sua vez a melhor defesa da temporada (54,9 pontos sofridos) e também dos Playoffs, quando concedeu em média apenas 52 pontos aos adversários.
Rivalidade histórica
Vera Cruz Campinas e Sampaio Basquete fazem a decisão da LBF CAIXA pelo segundo ano seguido. Em 2018, sob os comandos de Antonio Carlos Vendramini e do francês Virgil Lopez (hoje assistente da Seleção Brasileira), as equipes protagonizaram cinco duelos emocionantes que culminaram com o título paulista por 3 vitórias a 2, consagrando a argentina Melisa Gretter como MVP das Finais.
Neste ano, em dois encontros na primeira fase, uma vitória para cada time visitante. Em 5 de maio, o Vera Cruz Campinas venceu por um ponto em São Luís. Já no returno, em 27 de junho, o Sampaio Basquete deu o troco e derrotou o rival por 70 a 65, em Campinas.
Mas a rivalidade entre as duas agremiações já existia antes disso. Na temporada 2015/2016, o Sampaio Basquete treinado pela cubana Lisdeivi Pompa e liderado em quadra por Iziane conquistou seu primeiro e único título da LBF CAIXA ao derrotar na final o Corinthians/Americana, extinto em 2017 e que serviu de base para a fundação do Vera Cruz Campinas naquele mesmo ano. O time paulista tinha à época alguns dos principais nomes do atual campeão brasileiro, como Meli Gretter, Babi, Karla e o técnico Vendramini.