Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Noticia em DestaqueNoticias do Sampaio Basquete

LBF: Fora de Casa, Sampaio derrota o Ituano Basquete

Em uma atuação contrastante, o Sampaio Basquete derrotou o Ituano Basquete neste sábado, 11, e garantiu a vice-liderança da fase de classificação, antes dos playoffs da LBF 2022. Fora de casa, o tricolor do Maranhão bateu o rubro-negro paulista por 82 a 54, no ginásio Prudente de Moraes, em Itu (SP).

Melhor no início do jogo, o vice-líder quase passou em branco no segundo período, quando sofreu a virada do galo, mas voltou ajustado do intervalo e consolidou a vitória contundente com duas atuações especiais do banco: Jennifer O’Neill anotou 19 pontos, enquanto Gabi Guimarães teve duplo-duplo de 17 pontos e 11 rebotes, ficando com o troféu GOL Linhas Aéreas de Melhor Jogadora da Partida, com 19 de eficiência. Érika teve 10 pontos e 12 rebotes.

O Ituano contou com 20 pontos e 8 rebotes de Gil, sua melhor atuação no ano. Tati Pacheco teve 10 e Raphaella Monteiro foi limitada a 5 pontos, mas com 9 rebotes.

Com 30 pontos e 13 vitórias em 17 jogos, o Sampaio confirmou o segundo lugar da primeira fase, com um jogo de antecedência.

Do outro lado, a derrota em sua última partida da fase fez o Ituano terminar em sexto lugar, com 27 pontos e 9 vitórias em 18 jogos (50% de aproveitamento), a pior campanha de um atual campeão da liga na primeira fase em posição desde o Santo André, na temporada 2011/12 (5° lugar), e em aproveitamento desde o Sampaio, na temporada 2016/2017 (45%).

Bruno Guidorizzi manteve as titulares das vitórias sobre Vera Cruz Campinas e Sport/Glória do Goitá, com Débora, Cacá, Tati Pacheco, Raphaella Monteiro e Gil. Rodrigo Galego escalou o Sampaio com Alana, Tainá Paixão, Patty, Lê Lisboa e Érika.

E as visitantes começaram mais eficientes, abrindo 6-0 iniciais e pontuando bem no garrafão, com Érika e Gabi, fazendo 26 a 16 no primeiro período.

No segundo quarto, apagão tricolor e o galo aproveitou seu melhor momento para tirar a diferença e virar o placar, com Gil, de três, na parcial 14-0. O’Neill, também com uma bola de fora, no estouro do relógio antes do intervalo, evitou que o time visitante terminasse o período zerado (30×29 no geral).

O Sampaio trouxe uma mudança completa de postura no terceiro período, quando seu arsenal ofensivo voltou a funcionar, especialmente nas bolas de fora – foram 5 – para retomar a liderança e abrir vantagem no placar (41×55 após 30 minutos).

No quarto derradeiro, nova demonstração de força do bicampeão, que seguiu impassivo no perímetro para fechar a vitória em 28 pontos.

Aspas:

Gabi Guimarães, ala/pivô do Sampaio Basquete e melhor da partida

“O (Rodrigo) Galego falou que a gente precisava melhorar alguns pontos defensivamente e foi o que a gente fez. A gente acredita que todo ataque parte da defesa. Acho que a gente conseguiu se ajeitar, rodar melhor a bola e escolher as melhores decisões, e o placar abriu.”

Bruno Guidorizzi, treinador do Ituano Basquete

“Faltou consistência nossa durante a partida. Sabíamos o que precisávamos fazer, mas só conseguimos executar no segundo período. Agora é trabalhar até os playoffs, pois essa consistência se adquire treinando.”

Próximos jogos: O Sampaio Basquete termina a primeira fase na segunda, 13 (20h, YouTube da LBF), contra a já eliminada Pró-Esporte/Sorocaba, também no interior paulista. Com os 18 jogos completos, o Ituano Basquete enfrentará nas quartas de final dos playoffs o Santo André, terceiro colocado, com datas a serem definidas.