Mais um fim de semana emocionante com a realização das etapas 4 e 5 do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf
fim de semana foi emocionante com a realização das etapas 3 e 4 do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf. O evento contou com a participação de mais de 100 competidores, que fizeram provas de Downwind (corrida a favor do vento) e Regata Bidirecional (corrida em circuito, contra e a favor do vento), resultando na classificação do ranking maranhense, com a escolha dos 10 melhores atletas em cada categoria, os quais irão disputar as finais nos dias 3 e 4 de dezembro.
Melissa Maciel terminou as etapas em primeiro lugar na categoria feminina e espera conquistar a vitória nas finais. “As condições de maré e vento estavam boas, pois, São Luís é um dos melhores lugares para velejar. E ainda bem que deu tudo certo e eu consegui manter a minha colocação. Agora, espero que nas etapas finais eu consiga vencer. Estou treinando bastante, mas, só em estar participando já é muito bom. Fico feliz em ver o esporte crescendo e é muito gratificante ver o número de mulheres crescer, espero que aumente cada vez mais”, destaca a velejadora.
Já a atleta Camila Sales não conseguiu se classificar no ranking, mas afirma estar feliz em ter participado da competição. “Para mim o que vale, com certeza, é a participação, o espírito esportivo e ver o sucesso do evento. Tenho muito amor pelo nosso esporte e pra mim foi um prazer fazer parte dessa competição. Minha expectativa é que, a cada ano, tenhamos mais meninas participando do campeonato”, declara.
E na categoria masculina até 24 anos, terminou em primeiro lugar o atleta Bruno Lobo. No entanto, ele não vai competir as finais do Campeonato Maranhense, pois, estará disputando o Brasileiro que acontece na mesma data. Mas, há a possibilidade de Bruno ser o Campeão Maranhense pela terceira vez, já que tem uma pontuação elevada na competição. “Nas quatro etapas já realizadas eu fui campeão. E, nos dias 3 e 4 dezembro têm as finais e eu, infelizmente, não vou participar, pois estarei competindo no Brasileiro em Porto de Galinhas (Recife). A meta agora é fazer um treinamento intensivo e diário para tentar trazer esse título para São Luís. E o Campeonato Maranhense foi muito bom, pois, tivemos cerca de 100 participantes em cada etapa, entre novatos e pessoas com mais experiência, e foi uma grande confraternização.
Foi um momento de celebrar esse esporte maravilhoso, que a gente acredita que será inserido na próxima Olimpíada de 2020, estamos só aguardando a confirmação, em fevereiro, após reunião do Comitê Olímpico”, ressalta Bruno.
Outro forte candidato a vencer na categoria até 24 é o Bruninho, que só tem 16 anos, mas é um gigante no mar e está fazendo um belo espetáculo na orla de São Luís. “O kitesurf é tudo pra mim e eu levo muito a sério esse esporte. Fico feliz de poder participar das finais e estou treinando bastante para ter um bom desempenho”, afirma o atleta
Para a organização do evento, promovido pela Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), o fim de semana foi de sucesso, e as competições foram de alto nível, engrandecendo cada vez mais o esporte.
As etapas finais acontecem nos dias 3 e 4 de dezembro, e na programação está um Congresso Técnico no dia 3, às 9h, no Shopping da Ilha. Às 13h do mesmo dia, terá início a competição de Endurance (mistura de kitesurf com corrida). Os atletas de todas as categorias farão um Downwind com largada na Praia do Meio. Chegando à Litorânea, os competidores farão uma corrida de 5 km. Essa prova pode ser feita de forma individual ou em dupla mista ou do mesmo sexo.
Já no dia 4 de dezembro, a organização do evento está elaborando uma emocionante maratona aquática, com um percurso longo, contra e a favor do vento, partindo da Litorânea até a praia do Olho d’ Água. A maratona definirá o rei e a rainha da praia, sendo uma premiação à parte. Por tanto, no final da competição, serão consagrados os campeões do Campeonato Maranhense e o rei e a rainha da praia, tornando o evento ainda mais sensacional.
Evento de sucesso
Sucesso é a marca registrada de todas as edições anteriores do Campeonato Maranhense de Kitesurf, o qual sempre trouxe envolvimento de instituições públicas e privadas ganhando visibilidade para a realização de projetos cada vez maiores a fim de atender a um maior e fiel público. E o evento só é possível com a parceira da AVEMA e seus apoiadores e patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Ambev, Subway, Uv. Line, Berg, Delman, Telao Mix, Centro Elétrico, Corretora Nicolette, Safecare, Okp e todos os atletas e os profissionais do Kitesurf da ilha!
Sobre o esporte
O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma prancha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma pipa impulsionada pelo vento. Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.