MARANHENSE: Campeão do 1º turno será conhecido neste sábado (12)
O sábado (12) será de decisão no Campeonato Maranhense 2022. Sampaio Corrêa e Moto Club, se enfrentam às 18h no estádio Castelão em São Luís, em busca do título do primeiro turno da competição.
Na equipe do Sampaio Corrêa, o treinador Brigatti ganhou mais força na equipe, após a recuperação dos jogadores Pimentinha e Eloir, que ficaram fora da última partida da equipe por estarem entregues ao Departamento Médico. Quem deve voltar na partida deste sábado (12),é o volante Ferreira, que ficou de fora do último jogo do Sampaio, por conta de suspensão automática.
“Precisamos estar atentos a tudo, entrar ligado, porque se trata de um clássico e todo detalhe é importante”, ressaltou o comandante Tricolor, que definiu o time titular após uma série de observações durante a atividade. Declarou o treinador João Brigatti.
No Moto Club, o técnico Carlos Ferro já poderá comtar, com o retorno do lateral Diego Renan e do Meio-campista Ted, Love, que estavam ebntregues ao departamento médico. Sobre a escalação da equipe titular, o treinador promete divulgar, somente momentos antes da bola rolar.
“Estou sempre treinando para qualquer situação que aconteça nos jogos. O goleiro tem que estar pronto para tudo, principalmente cobrança de pênalti. Deus vem me abençoando e estou sendo feliz diante dos batedores ultimamente. Espero que continue assim. No sábado gostaria que a gente conseguisse a vitória e o título nos 90 minutos, mas caso contrário, estou preparado para ajudar a equipe numa eventual disputa de pênaltis”, assegura o jogador.Declarou o goleiro João Paulo.
A novidade nesta partida do estadual, será a utilização do Video Assistant Referee ( VAR), que ttem por objetivo ajudar o árbitro central, no campo de jogo, a tomar decisão em lances considerados duvidosos.
O superclássico Maranhense, terá arbitragem de José Henrique de Azevedo Junior, com as assistências de Raphael Max Borges Pereira e Rafael da Silva Coimbra. O quarto árbitro será Maykon Matos Nunes, o quinto árbitro Elson Araújo da Silva, o analista de campo Marcelo Bispo Nunes Filho.
Já a equipe do VAR, será composta por Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (Árbitro VAR- RN), o assistente VAR será Antonio Adriano de Oliveira ( MA), o obaservador VAR Paulo Jorge Alves (RJ) e Silvio Eduardo Silva e Silva (MA) será o Quality Manager.
REGULAMENTO
No 1º turno do Campeonato Maranhense, os oito clubes foram divididos em dois grupos com quatro times cada. Em turno único, os clubes enfrentaram os rivais da mesma chave. Os dois primeiros colocados avançaram ao mata-mata.
A semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) teve partida única. A final também terá em jogo único e, em caso de empate, pênaltis..
No 2º turno, os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. Em turno único, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B. Os dois primeiros colocados avançarão ao mata-mata.
A semifinal (1ºAx2ºB e 1ºBx2ºA) terá partida única. Em caso de empate, pênaltis. A final também terá jogo único e, em caso de empate, pênaltis.
Caso um mesmo clube vença os dois turnos será declarado campeão estadual. Se dois clubes vencerem os turnos haverá a final em dois jogos. Em caso de empate na pontuação e saldo de gols, pênaltis. Já os dois últimos colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados.
O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão 2023. O vice-campeão do estadual, terá vaga na Copa do Brasil.