Maranhão disputa as Paralímpiadas Escolares em São Paulo
Os campeões dos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs) embarcam nesta segunda-feira (20) rumo a cidade de São Paulo-SP onde irão disputar as Paralimpíadas Escolares 2017. O campeonato será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, no período de 21 a 24 de novembro, na capital paulista.
O Maranhão participará das Paralimpíadas com atletas dos municípios de Carolina, Codó, Caxias, Governador Edson Lobão e São Luís. Ao todo, a delegação maranhense é composta por 41 pessoas, dentre paratletas, técnicos e dirigentes.
As modalidades oficiais das Paralimpíadas Escolares em São Paulo são as seguintes: atletismo, bocha, futebol de 5, futebol de 7, goalball, judô, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, volebol sentado e basquete em cadeira de rodas. Os paratletas maranhenses irão disputar nas modalidades de atletismo, goalball, judô, tênis de mesa e natação.
Uma das instituições de ensino que irá participar das Paralimpíadas Escolares é a Escola de Cegos do Maranhão (Escema), com equipe feminina, na modalidade do goalball. O técnico da escola, Alan Félix, disse que esse ano as meninas estão mais preparadas para a disputa.
“O nível escolar é de principiante. A Escema esse ano está diferente; estamos com um treinamento mais específico e intenso, tanto na parte física quanto a tática e técnica. Então a equipe vai mais preparada do que nos anos anteriores, mas é aquela questão: treino é treino, jogo é jogo. O que podemos esperar é muita dedicação delas, pois é em torno disso que podemos obter um resultado positivo”, disse o técnico.
Paralimpíadas Escolares 2017
As Paralimpíadas Escolares, que serão realizadas no período de 21 a 24 de novembro no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, na cidade de São Paulo – SP, têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com deficiência física, visual e intelectual em atividades esportivas de todas as escolas do território nacional, promovendo ampla mobilização em torno do esporte.
O evento é de realização do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e do Ministério do Esporte (ME), tendo como responsabilidade exclusiva a realização da Etapa Nacional.