Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Plantão de Noticias

Maranhense conquista medalhas em competição na Argentina

A Maranhense Joseane Oliveira Santos, conquistou três medalhas nas disputas do Pan-americano e Sul-americano Karatê Championship Open World, disputado no período de 20 a 22 de setembro, em Buenos Aires na Argentina.

No Pan-Americano, Joseane garantiu para o Maranhão, medalhas de Prata (Kata) d Bronze (Kumite), enquanto que no Sul-americano, ela conquistou medalha de prata (Kata).

A atleta tetracampeã Joseane Oliveira Santos é maranhense, tem 31 anos e é faixa preta na arte marcial Karatê. Ela começou a lutar ainda na adolescência, aos 16 anos, quando sem muitas condições de custear pelo sonho de ingressar na arte marcial japonesa, ela aproveitou a oportunidade de participar de um projeto na escola pública onde estudava.

Aos 20 anos de idade ela precisou interromper esse sonho, pois os locais de trabalho e de estudo ficavam longe da academia onde treinava.

Em 2015 Joseane voltou a lutar, com treinos durante a madrugada, e no mesmo ano ela foi destaque ao conquistar duas medalhas de ouro em sua primeira competição nacional, que aconteceu na Bahia. Ela também se destacou em diversas outras competições no Maranhão e por isso, no final do mesmo ano a atleta foi indicada – pela federação que participava na época-, ao Troféu Mirante 2016.

Em 2018, Joseane passou por dificuldades nos treinos por conta do falecimento da mãe, o que a abalou emocionalmente. Ainda assim ela conseguiu seguir a trajetória e começou a dar aulas de karatê no município de Pirapemas, com o objetivo de criar sucessores no esporte.

Atualmente a atleta treina na Academia Dojokan, em São Luís, onde é liderada pelo sensei Davi Cordeiro. Ela faz parte da Federação Esportiva de Karatê Interestilos do Maranhão (Fekim), afiliada a Federação Esportiva Brasileira de Karatê (CEBK).

Em junho deste ano a atleta participou do VIII Campeonato Brasileiro de Karatê Esportivo, realizado na cidade de Goiânia, onde conquistou duas medalhas de ouro em competições individuais e uma de prata em uma competição em equipe.