Militares maranhenses participarão dos Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros no Canadá
Elas são reconhecidas por garantirem a segurança da população maranhense, mas, nos próximos dias, irão trocar as fardas por uniformes esportivos para representar o Maranhão em um dos maiores eventos esportivos do mundo. De 28 de julho a 6 de agosto, em Winnipeg, no Canadá, acontece a 20ª edição dos Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros. Este ano, o Maranhão terá duas representantes na competição. A segundo-tenente do Corpo de Bombeiros Militar (CBMMA), Jéssica Lopes Castro, e a cabo da Polícia Militar (PM), Rayana Vieira de Sousa.
O evento, destinado a integrantes das forças de segurança e combate ao fogo de vários países, reunirá diversos competidores brasileiros na disputa por medalhas em mais de 60 esportes. As duas militares e atletas maranhenses participarão pela equipe Forças da Capital, do Distrito Federal, que representará o Brasil no basquete.
A primeira competição das militares maranhenses será contra a equipe que representa as Filipinas. Ao todo, serão 8 equipes na disputa pelo título no basquete. Na primeira fase todos os times jogam entre si. Os quatro mais bem colocados vão para as semi-finais e os dois melhores da competição disputam o título de campeão.
Representantes do Maranhão
A segundo-tenente Jéssica Lopes Castro tem 38 anos e desde 2013 faz parte do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão. Esta será sua primeira participação nos Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros. Ela irá a convite do time Forças da Capital para reforçar a equipe.
“As minhas expectativas são as melhores possíveis. É a primeira vez que eu participo de um campeonato mundial. Já estive em competições estaduais e nacionais. Espero que a gente possa contribuir e representar bem o Brasil e o Maranhão nos jogos”, disse.
Para os Jogos Mundiais dos Policiais e Bombeiros, a segundo-tenente Jéssica levará para as quadras a experiência de quem participa de competições esportivas desde a adolescência. “Participei de competições pelos Jogos Escolares Maranhenses. Cheguei a fazer parte da Seleção Maranhense de Basquete e agora jogando pela categoria master temos conseguido alcançar bons resultados, vencendo as competições Norte-Nordeste do 30 mais e 35 mais”, ressaltou.
Quem também foi convidada para reforçar a equipe Forças da Capital foi a cabo da Polícia Militar Rayana Vieira de Sousa, 31 anos, que também participa da competição mundial pela primeira vez. “Minha expectativa é que seja um evento grandioso, com jogos difíceis, com seleções bem preparadas. Mas acredito que nós vamos corresponder à altura do campeonato e vamos buscar uma medalha, pois queremos o pódio”, afirmou.
A confiança da cabo Rayana vem da experiência acumulada em outras competições. “Já participei da Seleção Brasileira Militar. Claro que são competições diferentes, mas eu jogo basquete desde os 10 anos, já participei de várias competições estaduais e nacionais e fui campeã militar mundial na França, em 2015, então, temos desempenho reconhecido no esporte”, frisou.
As duas militares estão recebendo todo o apoio necessário da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) para participarem da competição.
Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros
Os Jogos Mundiais de Policiais e Bombeiros (World Police and Fire Games) ocorrem bienalmente com mais de 8,5 mil atletas representando as corporações de mais de 50 países em todo o mundo. Os atletas competem em mais de 60 esportes. O objetivo principal do evento é fomentar a prática esportiva entre as forças de segurança, além de promover o intercâmbio e a troca de experiências entre os participantes.
A primeira edição da competição aconteceu na cidade de San Jose (Califórnia), nos Estados Unidos, em 1985. A última ocorreu em 2022 na cidade de Rotterdam, na Holanda. O evento já foi sediado em Austrália, China, Irlanda do Norte, Espanha e Suécia.