Modernização do Castelão proporciona novas experiências aos torcedores maranhenses
O estádio Castelão recebeu mais de 35 mil torcedores na emocionante partida entre Flamengo e Bangu, que aconteceu na noite dessa quarta-feira (22). O público maranhense teve a oportunidade de vivenciar uma experiência aprimorada, graças às melhorias implementadas pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel). As reformas se destacaram especialmente na inclusão das pessoas com deficiência, que puderam assistir ao jogo em camarotes exclusivos totalmente repaginados.
“O Castelão está passando por um processo de modernização com adequação dos espaços internos e externos, garantindo mais conforto e segurança ao nosso público durante as competições estaduais e grandes eventos esportivos, como este jogo entre Flamengo e Bangu. Um destaque especial dessa partida foi a recepção ao nosso público com deficiência, em um espaço completamente reformulado. Nossos camarotes de acessibilidade receberam nova iluminação, pintura e identidade visual, colocando nossos atletas do paradesporto, atendidos e apoiados pela Sedel, como protagonistas dos painéis instalados”, afirmou o secretário Naldir Lopes.
Isabelle Pasinho, diretora da Diretoria de Mobilidade Inclusiva e Aeroviária da MOB, também comentou sobre a importância das reformas: “É um momento divisor de águas na área da inclusão do Maranhão. O trabalho da Sedel tem buscado trazer a inclusão como uma marca dessa gestão. Observamos a alegria no rostinho de cada um, pois mais que praticar esporte, que é lazer, eles estão tendo a oportunidade de vivenciarem aquilo que, para muitos, é simples, mas que pode ser uma barreira para eles. O serviço Travessia tem ajudado no transporte dessas crianças com deficiência até o estádio”.
A paratleta de bocha Gessica Luane compartilhou sua felicidade: “Estou muito feliz em estar aqui. Era o meu sonho assistir ao jogo do time do coração, e graças ao Governo do Maranhão eu consegui realizar esse sonho”.
A torcedora Mara Marciel expressou sua satisfação com as melhorias. “O Castelão está maravilhoso, tudo claro, tudo iluminado. Está super confortável e aconchegante”.
O jogo
O Flamengo goleou o Bangu por 5 a 0 pela quarta rodada do Campeonato Carioca. Esta foi a primeira vitória do time em 2025. Com uma escalação alternativa composta por jovens da base e reservas, o rubro-negro soube aproveitar a expulsão prematura de Alex Moretti, do Bangu, logo aos 9 minutos de jogo.
Além da expulsão, o Bangu cometeu outros erros cruciais, como a saída precipitada do goleiro Victor Brasil. O primeiro gol do Flamengo saiu aos 40 minutos, marcado pelo jovem Felipe Teresa. A partir daí, a equipe comandada por Cléber dos Santos enfileirou gols, proporcionando um show para a torcida maranhense que lotava o estádio. Wallace Yan, Carlinhos (duas vezes) e Guilherme também marcaram, consolidando a goleada flamenguista e permitindo que o time respirasse após flertar com a lanterna do campeonato.