Novo campo terá escolinha de futebol para 300 crianças em São Luís
Fruto de uma luta de mais de 20 anos, moradores do bairro Santo Antônio, em São Luís, celebram a obra de revitalização do Campo de Futebol Moreirão. Recuperado pelo Governo do Estado, por meio de parceria com a iniciativa privada, resultante da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o novo campo de futebol recebeu R$ 300 mil para recuperação do gramado, com instalação de sistema de drenagem e irrigação eletrônicos, muro de proteção, iluminação para realização de jogos à noite, urbanização e reparos em todas as instalações.
Para o presidente do Centro Comunitário de Desporto e Cultura do bairro Santo Antônio, Manoel Santana Viana Serpa, a obra tem grande impacto na comunidade: “Depois de muitos anos de abandono, este espaço recupera a autoestima da população porque foi urbanizado e servirá ao exercício da cidadania com prática de esporte”.
Ele agradece ao governador Flávio Dino, que inaugurou a obra em fevereiro, e explica como a ação ajuda a população do Santo Antônio e entorno. “Nós, da comunidade, levamos ao governador a situação de abandono do campo e ele nos atendeu por entender que é uma forma de afastar jovens das drogas e integrar a população.”
Além do Santo Antônio, o Campo de Futebol atenderá moradores dos bairros Pirapora, Vila Lobão, Residencial João Alberto, Alto Militar e Vila Roseana Sarney.
Cidadania sem drogas
Com apoio da associação comunitária, a comunidade está organizando uma escolinha de futebol que atenderá cerca de 300 crianças e adolescentes da região nos turnos matutino e vespertino.
Professor da Escolinha de futebol “Vida Sim, Drogas Jamais”, Francisco de Assis Ferreira Santos, conta que, com o novo espaço de esporte adequado e qualificado, centenas de jovens são incentivados para a prática do desporto.
“No passado, este espaço estava se tornando um ponto de tráfico drogas e era uma preocupação de toda comunidade resgatá-lo para que a área fosse destinada a reeducação de crianças e prevenção ao consumo de drogas. Felizmente o governador Flávio Dino entendeu essa necessidade e nos ajudou a recuperar este espaço”, afirma.
De pai para filhos
O funcionário público Isaías Santana, que cresceu no bairro, diz estar “muito emocionado de voltar aqui e ver tudo arrumado. Eu fui criado jogando bola aqui, praticando o esporte com vários amigos de infância. Agora meus filhos terão a oportunidade de realizar uma prática esportiva, uma ocupação saudável e de socialização”, explica.
Já o morador José do Nascimento vê na recuperação do espaço uma obra de urbanização importante para a valorização do bairro e dos moradores. “Como o campo ficou muito tempo abandonado, a deterioração do espaço provocou o afastamento de muitos moradores, inclusive de atletas. Ótimos jogadores que atuavam aqui acabaram se mudando para outros bairros. Com a revitalização desse espaço, toda a comunidade se sente valorizada”, diz.