Pan 2023: Bruno Lobo conquista segundo ouro consecutivo e Socorro Reis fatura bronze inédito
Os kitesurfistas maranhenses Bruno Lobo e Socorro Reis fizeram história e subiram ao pódio na disputa da Fórmula Kite dos Jogos Pan-Americanos de 2023, cujas regatas finais foram realizadas na tarde desta sexta-feira (3), na Playa El Quisco, em Valparaíso, no Chile. Enquanto Bruno faturou a sua segunda medalha de ouro na história do Pan, após levar o título em Lima 2019, Socorro conquistou uma inédita medalha de bronze no evento continental.
Principal atleta de kitesurf das Américas e dono de seis títulos brasileiros, Bruno Lobo, que é patrocinado pelo Grupo Audiolar e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Bolsa Atleta e da Revista Kitley, foi dominante na Fórmula Kite do Pan 2023 desde a fase classificatória, quando venceu 15 das 16 regatas disputadas e carimbou o passaporte para a final com antecedência. Já na decisão, o maranhense manteve a excelente performance em águas chilenas e garantiu o ouro.
A medalha de ouro no Pan 2023 coroa uma temporada espetacular de Bruno Lobo no cenário mundial do kitesurf. Com vaga garantida nos Jogos Olímpicos de 2024 após ficar no Top 10 do Mundial de Vela, que ocorreu em agosto, na Holanda, Bruno também conquistou o quinto lugar no evento-teste da Olimpíada, realizado em julho, na Marina de Marselha, na França, sendo o único atleta da América do Sul na disputa e lutando pelo título contra os principais nomes da modalidade no planeta.
Antes de brilhar no Mundial e no evento-teste da Olimpíada, Bruno Lobo se destacou na Allianz Regatta, evento válido como etapa da Copa do Mundo de Vela e disputado no início de junho, em Lelystad, na Holanda. O atleta maranhense foi o melhor kitesurfista das Américas e conquistou a nona posição na classificação geral da competição. Já em abril, Bruno foi o melhor atleta das Américas, ficou em sétimo lugar entre os países e também conquistou a 11ª posição na classificação geral do Troféu Princesa Sofia, um dos eventos mais tradicionais da vela, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Socorro Reis
Hexacampeã brasileira de kitesurf, Socorro Reis também brilhou na disputa da Fórmula Kite do Pan 2023. Socorro, que é patrocinada pela Fribal e pelo governo do Estado por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, além de contar com os patrocínios do Grupo Audiolar, da Revista Kitley e do programa Bolsa Pódio, garantiu a medalha de bronze e se consolidou entre as melhores atletas do continente.
Socorro Reis teve uma trajetória de regularidade na Fórmula Kite feminina do Pan 2023, atingindo o Top 4 em 15 das 16 regatas disputadas, com destaque para a vitória na 13ª regata. Após ficar em quarto lugar na fase classificatória, a maranhense teve um excelente desempenho na regata da medalha, subiu na classificação e ficou com o bronze.
Antes de subir ao pódio no Pan 2023, Socorro Reis também defendeu o Brasil no Campeonato Mundial de Vela e conquistou um resultado expressivo na tradicional Allianz Regatta, evento válido como etapa da Copa do Mundo de Vela e que reuniu as principais kitesurfistas do mundo no início de junho, em Lelystad, na Holanda. A maranhense foi a segunda melhor atleta das Américas e a 21ª colocada geral na competição em águas holandesas.
Foto:Matias Capizzano