Prefeitura promove Bike Tour SLZ com participação de mais de 400 ciclistas em roteiro turístico pelos cartões postais da cidade
Mais de 400 ciclistas participaram, na manhã deste domingo (5), do Bike Tour SLZ, passeio ciclístico promovido pela Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desporto e Lazer (Semdel). O trajeto, cercado de belezas e com roteiro turístico guiado, teve como largada e chegada a Lagoa da Jansen, numa extensão de 16 km. O passeio contou com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Smtt) que, a partir de agora, dispõe do Agebike, serviço prestado aos ciclistas da capital por agentes de trânsito usando bicicletas.
Da Lagoa da Jansen ao Centro Histórico de São Luís, os ciclistas passaram pela Praia da Ponta d’Areia, na Avenida dos Holandeses, e pelo Forte de Santo Antônio, na Península. De lá, seguiram pela Avenida Marechal Castelo Branco, no São Francisco, até chegarem à Praça Dom Pedro II, no Centro, com acesso pela Avenida Beira-Mar. No retorno à Lagoa da Jansen, também ponto de chegada, os ciclistas passaram novamente pela Beira-Mar, desta vez, em circuito pela antiga sede da Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) e Praça Maria Aragão, voltando a cruzar a foz do Rio Anil pela Ponte José Sarney.
O passeio ciclístico Bike Tour SLZ integra a programação especial da Semdel em comemoração aos 409 anos de São Luís, e é uma forma de apoiar o ciclismo na cidade. “O número de ciclistas em São Luís tem crescido bastante nos últimos tempos, de modo que a Prefeitura passou a pensar em estratégias e ações para apoiar e incentivar cada vez mais essa prática esportiva tão importante. Para incrementar essa iniciativa contamos com a parceria direta de várias secretarias, e buscamos mais atrativos para fazer deste passeio um momento memorável, e também de conhecimento, por isso as histórias durante todo o trajeto”, destacou o secretário municipal de Desporto e Lazer, Ricardo Diniz.
Durante todo o passeio ciclístico, o guia Wagner Vale, da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), contou histórias de vários monumentos encontrados pelo caminho e de como os espaços foram mudando com o passar dos anos, o que encantou a professora e ciclista Daniele Alves, de 34 anos. “Andar de bicicleta em grupo e com todo o apoio da Prefeitura de São Luís é uma grande realização para nós. E a cada parada para hidratar, e mesmo no decorrer do trajeto, ouvir um pouco da história da cidade em que vivemos é maravilhoso”, disse.
O empresário João dos Santos, de 37 anos, também elogiou o passeio. “A gente estava precisando de um reconhecimento como esse. É muito bom estar aqui, com amigos e com segurança e contar com apoio do poder público para que a gente possa executar aquilo que é tão benéfico para todos”, declarou.
Agebike
Para garantir ainda mais apoio aos ciclistas, a Prefeitura de São Luís, por meio da SMTT, lançou, também neste domingo, um novo serviço, o Agebike. – que entrou em funcionamento junto com o Bike Tour SLZ. Realizado por agentes de trânsito, caracterizados e montados em bicicletas, a atividade consiste em oferecer orientação aos ciclistas que pedalam aos fins de semana e feriados no trecho entre as avenidas Litorânea, Holandeses e as ciclovias do bairro Península.
De acordo com o titular da SMTT, Cláudio Ribeiro, a gestão do prefeito Eduardo Braide tem buscado ampliar as condições de estrutura, segurança e orientação aos ciclistas da capital. “O serviço de agebike além de ser uma ação em benefício dos ciclistas por ocasião do aniversário da cidade, se insere num conjunto de ações que serão executadas nas vias da capital voltadas para todos os ciclistas, seja para quem usa a bicicleta como atividade de recreio ou como meio obrigatório e alternativo de transporte”, destacou.
O serviço agebike é resultado de uma parceria entre o setor público e privado, que inclui a SMTT e a empresa Jota Cicli Bike e Motos (localizada no bairro Cohatrac). A escolha do trecho onde será realizada a atividade se deu em função da maior frequência do ciclismo na cidade. A equipe de Agebike é composta de quatro agentes de trânsito, que vão atuar em duplas para cobrir toda a área, prestando o serviço de orientação, apoio e disciplinamento dos esportistas. Além do fardamento caracterizado, os agebikes estarão devidamente munidos com apitos, retrovisor, lanternas, pisca e todo equipamento devido.