Projeto esportivo patrocinado pelo Governo do Estado beneficia 30 crianças da Vila Conceição
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), lançou o projeto “Educação e Esporte” Escolinha de Futebol, que vai atender 30 crianças, entre nove e 14 anos de idade, da Vila Conceição, com ações de iniciação esportiva e atividades pedagógicas. O projeto, que integra o amplo programa do Governo que fortalece ações de inclusão social pelo esporte no Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte.
Segundo o secretário adjunto de esporte incentivado da Sedel, Leonardo Cordeiro, o projeto visa contribuir no desenvolvimento intelectual e físico das crianças, criando condições para a melhoria da qualidade de vida e o estimulo ao convívio social e coletivo, além de resgatar valores esquecidos, construindo cidadãos conscientes de seu papel na sociedade, tendo conhecimento de seus deveres e direitos.
“Buscamos, por meio desse projeto, preencher o tempo ocioso das crianças com a prática do futebol de campo, utilizando o esporte como meio de socialização, inteiração e educação, desenvolvendo habilidades físicas, motoras, técnicas e táticas fundamentais para formação de atletas, sem esquecer o aspecto social, descobrindo novos talentos e dar ênfase as crianças mais carentes, que precisam do esporte para sua integração e inclusão social”, destacou Cordeiro.
O projeto “Educação e Esporte” Escolinha de Futebol promove aulas teóricas e práticas uma vez por semana na Associação dos Moradores da Vila Conceição, com conteúdo sobre regras básicas do futebol, ministrados por professores de Educação Física. As crianças participantes do projeto são matriculados em escolas públicas da rede municipal de ensino, com 80% de frequência e aproveitamento escolar.
Durante o lançamento, os pais, juntamente com as crianças, assinaram um termo de compromisso e receberam material esportivo, com colete, calção, meião e chuteira, destinado aos pequenos atletas. O projeto abrange, também, uma escolinha de acompanhamento escolar formado por pedagogos, que vão ampliar as possibilidades de aprendizagem do aluno, dando a oportunidade de aprofundar ou suprir carências dos conteúdos de maior dificuldade.
Para a doméstica Maria Aparecida de Sousa, 40 anos, mãe do Claudenilson Sousa, de 11 anos, o projeto é uma oportunidade que o Governo está dando para minimizar o índice de violência e diminuir a evasão escolar das crianças da Vila Conceição. “Além de realizar o sonho dessas crianças, que têm a vontade de jogar futebol profissionalmente, esse projeto beneficia, também, as mães, pois, só em saber que as crianças estão longe das drogas e da violência, a gente fica com o coração mais tranquilo”, enfatizou Maria Aparecida.