Projeto investe em judô e balé para crianças da região da Vila Nova
Investir na infância pode ser uma boa opção em busca de um futuro melhor. É o caso do Projeto Criança Feliz, lançado nesta quarta-feira (6), na sede da Creche Nossa Senhora das Graças, localizada na Travessa Bela Vista, na Vila Nova. A ação social ensina balé e judô de forma gratuita para 56 crianças matriculadas na unidade de educação. O Projeto Criança Feliz é executado pela Associação Beneficente de Mães da Vila Nova e é patrocinado, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, pelo Grupo Potiguar e pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel).
O evento de lançamento contou com a presença do titular da Sedel, Rogério Cafeteira; a sócia-diretora do Grupo Potiguar, Camila Brasil; a representante do Grupo 8, Cássia Melo; o fundador do bairro Vila Nova, Edilson Pinto; a coordenadora da Creche Nossa Senhora das Graças, a pedagoga Arlete Pereira, que também é coordenadora do Projeto Criança Feliz; o sensei de judô, Ítalo Campos Nunes; a professora de balé, Alba Raquel Gomes; além de outros colaboradores da creche, alunos e seus familiares.
Na cerimônia que lançou o Projeto Criança Feliz, o secretário Rogério Cafeteira discursou sobre mais do que medalhas, o esporte trabalha a autoestima e ajuda a apontar caminhos. “Parabenizo as pessoas que fazem o projeto funcionar. O governo do Estado, por meio da Sedel, agora faz parte desta família, que é a Creche Nossa Senhora das Graças, e tem a sua parcela de contribuição, devido à Lei de Incentivo. É muito bom podermos mesclar o esporte com a prática social. É possível que tenhamos, no futuro, grandes destaques no balé e no judô, a partir do Criança Feliz, mas, com certeza, teremos cidadãos melhores. Mais importante que conquistas de medalhes, é saber que o esporte pode transformar crianças em cidadãos melhores”, declarou Cafeteira.
A coordenadora Arlete Pereira destacou a responsabilidade da creche com o projeto, sendo que a felicidade de todos os envolvidos é maior. “Estamos felizes. A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte veio contribuir para desenvolvermos trabalhos de qualidade, além de estimular as nossas crianças a aumentarem seus desempenhos escolares”, destacou Arlete.
Benefícios do projeto
O sensei de judô Ítalo completaria ainda em 2021, seis anos de voluntariado na creche. O professor, que mora no bairro do São Francisco, em São Luís, costuma ir com frequência à Vila Nova para dar aulas gratuitas às crianças. “Ao longo de todo esse tempo, sempre vim duas vezes na semana. Estas crianças têm um potencial incrível, sempre foi uma honra ensiná-las”, frisou Ítalo, que já foi atleta de judô na Seleção Brasileira por quatro oportunidades, e trabalha com projetos sociais com crianças há uma década.
A professora Alba Raquel Gomes, que tem 24 anos de idade, dá aula de balé desde os seus 15. “Iniciei no balé quando eu tinha 12 anos, por meio de um projeto social. Eu sempre tive muito aptidão, me especializei neste esporte e, nos últimos dois anos, de forma regular, me dedico à creche. É uma maravilha participar do Criança Feliz”, destacou Alba.
Uma das alunas de balé é Maria Clara, de cinco anos. “Eu já faço balé há mais de um ano. Amo o balé”, declarou Maria Clara. Eliude Silva Macedo, 32, é moradora da Vila Nova e mãe de Lara Sophia, 5. “Minha filha estuda na creche há quatro anos. Ela entrou para o balé no ano passado e, desde então, se transformou em uma criança mais disciplinada. Tenho muito o que agradecer à creche. Aqui é feito um excelente trabalho por todos. Nossos filhos são tratados com amor”, discursou Eliude.
Parceria Grupo Potiguar
O Grupo Potiguar é mantenedor do projeto, por meio da Lei de Incentivo. A sócia-diretora da empresa, Camila Brasil, afirmou que as contribuições da Potiguar na creche ocorrem há aproximadamente dez anos. “É uma parceria que nos orgulhamos bastante, pois acreditamos no trabalho que vem sendo desenvolvido. A creche tem muita credibilidade com a Potiguar, pois a instituição de ensino oferece muitas atividades”, frisou Camila.
As aulas de judô ocorrem nas quartas, quintas e sextas-feiras, sempre pela manhã. Já as atividades de balé são realizadas às segundas, terças e sextas-feiras, também no turno matutino. Fazem parte do Projeto Criança Feliz, alunos e ex-alunos da Nossa Senhora das Graças. A unidade de ensino funciona com 14 colaboradores diretos, como professores, cozinheiros e coordenadoras. Os alunos são moradores da Vila Nova e de bairros adjacentes como Anjo da Guarda, Mauro Fecury 1 e 2, e Vila Ariri.
Creche Nossa Senhora das Graças
A sede da Creche Nossa Senhora das Graças foi construída em 1989. Em janeiro de 1990, houve a inauguração da unidade de ensino com 50 crianças matriculadas para estudarem nela. O local foi inaugurado com 50 alunos inscritos, sendo que hoje há 120.
Associação Beneficente
A Associação Beneficente de Mães da Vila Nova é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que direciona suas atividades em prol de pessoas carentes, que vivem em situação de exclusão social. A entidade foi fundada no dia 10 de fevereiro de 1985, por mulheres sensíveis à comunidade do bairro que, naquela época, era constituída, em sua maioria, por ex-portadores de hanseníase, quase sempre vítimas de preconceitos.
No início, a Associação organizava campanhas de arrecadação de roupas, fraldas e alimentos para a preparação de sopas, para ajudar os ex-portadores de hanseníase e suas famílias. A entidade cresceu, se fortaleceu e realizou metas maiores, como a instalação de uma escola de reforço que, atualmente, está credenciada para ministrar aulas no ensino infantil e fundamental.