Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Esporte Amador Maranhense

Projeto Liberdade com Basquete abraça o esporte na socioeducação

A equipe de esporte e lazer da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), representada pelo coordenador Igor Pereira e o técnico Thaylan Sousa levaram os adolescentes do Centro Socioeducativo de Internação Sítio Nova Vida para conhecerem o Projeto Liberdade com Basquete, coordenado pela ex-atleta e representante da comissão de atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Iziane Castro. 

Na oportunidade, os profissionais de educação física solicitaram a parceria institucional, para ampliar o alcance do projeto e beneficiar os adolescentes e egressos da Funac no projeto Liberdade com Basquete e também em outras modalidades esportivas.

A presidente da Funac Sorimar Sabóia parabenizou a sensibilidade da atleta Iziane Castro e destacou, ainda, que para a construção de políticas públicas eficientes é necessário o fortalecimento da intersetorialidade na socioeducação. “Proporcionar aos adolescentes outras modalidades de esportes, jogos recreativos, inclusive em ambientes externos contribui para que os adolescentes evoluam no seu processo de socialização no convívio comunitário. É necessário que os socioeducandos tenham oportunidade de vivenciar no seu cotidiano durante o cumprimento de medidas, oportunidades de um novo projeto de vida, ou mesmo de apoiar seus sonhos para o futuro”, afirma Sorimar.

Para Igor Pereira, a inclusão dos adolescentes no esporte contribuirá para um novo projeto de vida. “Essa parceria é muito significativa para o esporte na socioeducação. Além de conhecer e se inspirar na história de vida da atleta Iziane, o adolescente também participará do treino”, comenta.

O técnico Thaylan Sousa ressalta que nos Centros Socioeducativos existem adolescentes muito talentosos. “O esporte é uma das ações sociopedagógicas realizadas nas unidades de atendimento da Funac e durante as atividades conseguimos observar a aptidão de muitos socioeducandos para alguns esportes”, afirma.

“Diante disso, faz-se necessário parceiras como esta para que possamos melhor atender as demandas dos socioeducandos no âmbito esportivo e, quem sabe, até mesmo oportunizar quem alguns venham a se tornar atletas profissionais”, conclui Thaylan.

A Funac tem desenvolvido ações na área esportiva, por meio do Projeto Funac em Movimento e buscado parceiros na socioeducação para que os adolescentes possam potencializar seus talentos, ressignificar seu projeto de vida e através do esporte trabalhar valores importantes como respeito, disciplina e solidariedade.