Rafael Suzuki almeja manter ascensão e sequência de bons resultados no Rio Grande do Sul
Faltando apenas duas etapas para o fim da temporada 2015, a Stock Car volta ao Rio Grande do Sul para a 11ª etapa do ano, desta vez no Autódromo de Tarumã, localizado em Viamão, cidade próxima à capital Porto Alegre. O circuito gaúcho foi palco da primeira corrida da categoria em 1979, e pode ver neste fim de semana (6 a 8 de novembro) a definição do título, caso o líder Marcos Gomes consiga ampliar dos atuais 36 para 48 pontos sua vantagem em relação ao segundo colocado, Cacá Bueno. Para Rafael Suzuki, o momento é de seguir evoluindo, após uma sequência de bons resultados, para terminar seu segundo ano na Stock Car em alta.
Na última etapa, em Curitiba, Suzuki conquistou seu melhor resultado da temporada, com o 6º lugar na corrida 1, além de ter liderado a corrida 2 por alguns metros após uma ótima largada. O desempenho recente, assim como as características da pista de Tarumã, animam o representante maranhense. O traçado de 3.016 metros é um dos mais desafiadores, com a maior média de velocidade do calendário, e Suzuki acredita que isso pode ser favorável ao carro da RZ Motorsport.
A etapa deste fim de semana é a última em formato de rodada dupla no ano. Assim, o objetivo de Rafael é somar o máximo de pontos possíveis nas duas corridas, para subir na classificação geral. O piloto ocupa o 23º lugar, entre os 33 que já pontuaram.
As atividades de pista em Tarumã começam na sexta-feira, com o shakedown e o primeiro treino livre. Ainda neste dia, Suzuki participa de uma competição muito especial, a Corrida Maluca, que reúne 16 crianças cadeirantes da AACD e do Educandário São João Batista, ambos de Porto Alegre, que serão empurradas pelos pilotos da Stock Car em uma corrida. O projeto tem como objetivo abordar de forma divertida e lúdica o uso da cadeira de rodas, transformando-a em um carrinho temático que representa o sonho da criança.
No sábado, acontece o segundo treino e a classificação, com transmissão ao vivo do Sportv a partir das 11h30 (horário brasileiro de verão). No domingo, as corridas têm início marcado às 13h, também com transmissão ao vivo do Sportv.
Rafael Suzuki:
“Estou com uma boa expectativa, não só pelos resultados recentes da equipe, mas também acredito que será uma pista boa para nosso carro, já que ele tem se comportado muito bem em curvas de alta velocidade, principal característica de Tarumã. Pessoalmente, gosto do traçado, me adaptei bem a ele ano passado, e tive a experiência de andar tanto no seco como com pista molhada, o que é bom, já que a previsão é que a chuva dê as caras em algum momento. O objetivo agora é não só ter um bom resultado numa só prova, e sim somar bons pontos em ambas para o campeonato.”
Programação da Stock Car em Tarumã (horário brasileiro de verão):
Sexta-feira, 6 de novembro
09h30 – 09h40 – Shakedown (Grupo 1)
09h50 – 10h00 – Shakedown (Grupo 2)
12h10 – 13h10 – 1º treino (Grupo 1)
13h20 – 14h20 – 1º treino (Grupo 2)
Sábado, 7 de novembro
08h00 – 08h40 – 2º treino (Grupo 1)
08h50 – 09h30 – 2º treino (Grupo 2)
11h30 – 12h30 – Classificação
Domingo, 8 de novembro
09h40 – 10h40 – Visitação aos boxes
13h10 – Largada Corrida 1 (39 voltas ou 48 minutos + 1 volta)
14h25 – Largada Corrida 2 (21 voltas ou 28 minutos + 1 volta)