Sábado é marcado por emoção, sol e fortes ventos em mais uma etapa do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf
Este sábado (12) foi de muito sol e ventos fortes para alegria dos atletas que participam das etapas 3 e 4 do 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf. Mais de 100 competidores fizeram um Downwind (corrida a favor do vento) e três Regatas Bidirecionais (corrida em circuito, contra e a favor do vento) por categoria. O evento continua neste domingo (13), que será decisivo para a classificação do ranking maranhense, com a escolha dos 10 melhores em cada categoria, os quais irão disputar as finais nos dias 3 e 4 de dezembro.
Entre as mulheres que participam da competição, Melissa Maciel está em primeiro lugar é uma forte candidata ao título. A atleta pratica kitesurf há 8 anos e, claro, é apaixonada pelo esporte. “Quando eu conheci o kite foi paixão à primeira vista, aí comecei a praticar e sempre estou chamando mais amigas para que o número de mulheres cresça, cada vez mais, em competições como essa. E, além disso, é uma oportunidade de nós nos divertirmos, pois, praticar o kite é liberdade, emoção, vale muito a pena”, declara a competidora.
Quem também está feliz com o campeonato é Robson Lobo, pai de Bruno Lobo, o qual é bicampeão maranhense de kitesurf e promete conquistar o tricampeonato este ano. O pai do atleta foi um grande incentivador do filho. “Eu olhava a galera fazendo kite e achava muito bonito, me apaixonei e decidi praticar também. Com o tempo, a família foi toda entrando. O Bruno começou por minha causa e hoje é profissional. O legal do kite é que você pode agradar a família toda e se divertir junto. E São Luís tem características para o kitesurf que não tem em nenhum outro lugar do mundo, então, só temos o que comemorar”, ressalta Robson.
Outro atleta forte na competição é Marcos Gonçalves, que pratica o esporte há 10 anos. “Este ano está sendo um desafio, pois me machuquei, mas, estou voltando e tentando me recuperar para, quem sabe, conseguir uma vitória no campeonato. Mas, acima disso, só de estar aqui já é maravilhoso, pois, é mais do que uma competição, é uma confraternização também. E praticar o kite é sempre bom, já que traz benefícios ao corpo e à mente”, afirma o atleta.
O 5º Campeonato Maranhense de Kitesurf continua neste domingo (13), com a realização de um Downwind (corrida a favor do vento) e de duas Regatas Bidirecionais (corrida em circuito, contra e a favor do vento) por categoria, totalizando 10 regatas no dia. A largada será às 10h na Praia do Meio e chagada na Barraca Milhas, na Litorânea. Após as provas, haverá a classificação do ranking maranhense, com os competidores que disputarão as finais em dezembro.
Segundo os organizadores do evento, promovido pela Associação de Velejadores do Maranhão (AVEMA), o domingo promete ser, também, de muito sol e bons ventos para os atletas, além de ter muita adrenalina e emoção.
Evento de sucesso
Sucesso é a marca registrada de todas as edições anteriores do Campeonato Maranhense de Kitesurf, o qual sempre trouxe envolvimento de instituições públicas e privadas ganhando visibilidade para a realização de projetos cada vez maiores a fim de atender a um maior e fiel público. E o evento só é possível com a parceira da AVEMA e seus apoiadores e patrocinadores: Governo do Estado do Maranhão, Ambev, Subway, Uv. Line, Berg, Delman, Telao Mix, Centro Elétrico, Corretora Nicolette, Safecare, Okp e todos os atletas e os profissionais do KiteSurf da ilha!
Sobre o esporte
O kitesurf é um esporte no qual a pessoa desliza sobre a água em uma prancha, sendo puxado pelo kite (pipa em inglês), o qual funciona como uma pipa impulsionada pelo vento. Além de ser um esporte incrível de praticar, vale muito a pena, também, assistir as competições, que acontecem na belíssima orla de São Luís.