Saiba quais são os Times de maior destaque do Estado de Alagoas
O futebol de Alagoas teve nos últimos anos um crescimento no cenário nacional importante. CRB e CSA impulsionam o esporte no estado com campanhas de destaque nos campeonatos que disputam. O ASA que por muito tempo chegou a ser uma das duas principais forças do estado, acabou caindo no caminho, se firmando como o terceiro time de Alagoas, vários fatos atrapalharam a sequência de títulos do ASA, muitas delas fora das quatro linhas, mas desde a temporada 2022 o clube reencontrou a trilha certa e tenta nesta temporada retomar o caminho de vitórias para voltar a se firmar no cenário nacional.
Nos últimos 11 campeonatos, apenas em 2016 o título não ficou com CRB e CSA, nos demais anos a dupla da capital se revezou na conquista, foram 7 do CRB e 3 do CSA. A última equipe do interior a conquistar a taça foi o Coruripe, em 2016. O ASA terceira força do estado vive uma seca de títulos e não levanta a taça desde 2011, quando conquistou o campeonato em cima do próprio Coruripe, última vez também em que a decisão ocorreu entre duas equipes do interior.
Em competições nacionais, o CRB tem se destacado ultimamente, a equipe regatiana disputa o Campeonato Brasileiro da Série B e vai para a sua nona participação seguida na competição. Em 2021, o time de Maceió chegou a última rodada da competição brigando pelo acesso para a Série A, mas uma derrota para o Operário-PR, fora de casa acabou com as chances do clube conquistar o acesso.
Na Copa do Brasil, o CRB tem feito campanhas satisfatórias e mais do que tudo, nesta competição acumulando bastante dinheiro de premiações. Destaque para a campanha do clube no ano de 2021, onde chegou as oitavas de final, sendo eliminado pelo Fortaleza. Antes desta fase, o Galo de Campina havia eliminado o Palmeiras nos pênaltis. Foi um ano importante para o CRB, onde a equipe teve uma imagem de destaque no cenário nacional.
CSA, da Série D à Série A, de volta para a Série C
O Azulão como é conhecido em Alagoas, viveu anos de campanhas pífias no início dos anos 2000, chegando a disputar duas vezes a segunda divisão estadual. A equipe que no final da década de 90 chegou a ser vice-campeão da Copa Conmebol, acabou se perdendo devido a más gestões, e passando anos com fracas campanhas e brigando para se manter em atividade.
No final de 2015, início de 2016 o time iniciou uma restruturação incrível, saindo do Campeonato Brasileiro da Série D e chegando, em 2019, ao Campeonato Brasileiro da Série A, sendo inclusive vice-campeão da quarta divisão em 2016 e da Série B em 2018 e levantando a taça nacional da Série C em 2017. O time vivia o auge, após anos de derrotas e vergonhas passadas por sua imensa torcida.
Mas a experiência na Série A durou apenas um ano e logo veio o rebaixamento, no ano seguinte, novamente a equipe brigou por acesso, mas não conseguiu, assim como em 2021, o CSA chegou a última rodada brigando por acesso, mas perdeu para o Avaí de virada, em Santa Catarina e acabou não conseguindo retornar à primeira divisão.
Em 2022, o time esperava uma equipe fortalecida e brigando por títulos e acesso, mas não foi o que ocorreu, vivendo uma transição de presidente em sua diretoria, o CSA acumulou insucessos. No estadual o CSA caiu na semifinal para o maior rival, CRB. Na Copa do Brasil, chegou a terceira fase e na Copa do Nordeste caiu nas quartas de final, mas a maior decepção do torcedor ficou guardada para o segundo semestre, a equipe acabou rebaixada na Série B do brasileiro. Após a pífia campanha o Presidente do clube renunciou, dando espaço para um novo mandatário.
A temporada 2023 não tem sido boa para o CSA, o time foi eliminado na primeira fase do estadual o que trouxe várias críticas dos torcedores, sendo ainda mais fortes após a eliminação também na primeira fase da Copa do Nordeste.
ASA, o Gigante de Alagoas
O ASA de Arapiraca teve de 2000 à 2013 os melhores anos de sua história. Foram títulos, acessos e façanhas incríveis que elevaram o patamar da equipe no cenário nacional. Após conquistar o título de 1953, o ASA quebrou o tabu e voltou a ganhar o campeonato alagoano em 2000. Depois desta conquista vieram ainda, 2001, 2003, 2005, 2009 e 2011. Ainda nestes períodos o ASA impôs ao Palmeiras uma eliminação na primeira fase da Copa do Brasil de 2002.
O Alvinegro conquistou em 2005 o título da Copa Alagipe. Mas ficou guardado para a equipe seu maior voo na reta final da primeira década dos anos 2000. Em 2009, além do título estadual, alcançou o acesso para a Série B do campeonato brasileiro, chegando a decisão e ficando com o vice-campeonato após perder a decisão para o América-MG. Nesta competição o Fantasma de Alagoas permaneceu até 2013, quando acabou sendo rebaixado.
Apesar do rebaixamento, foi o 2013 que o ASA conseguiu uma de suas maiores façanhas. Na Copa do Nordeste, competição que voltava a disputar, fez uma campanha de recuperação na primeira fase, eliminou ABC nas quartas de final, em Natal e Ceará, em Fortaleza com mais de 50.000 torcedores no Castelão e decidiu a competição contra o Campinense-PB, sendo vice-campeão da competição. Apesar do insucesso, a torcida ficou bem feliz com o resultado alcançado.
A partir de 2013, a equipe teve lampejos, mas nunca mais foi a mesma. Chegou a decidir vaga na Série B do Campeonato Brasileiro em 2015 e 2016, contra Tupi e Guarani, respectivamente, mas não teve êxito e acabou permanecendo na Série C, em 2017 acabou rebaixado e foi parar na Série D. De 2019 à 2021, o clube viveu sua pior fase, chegando a ficar só com o campeonato alagoano para disputar, ficando de fora até da Série D. Vários problemas afetaram ao Alvinegro, sendo até cogitada a possiblidade de fechar as portas.
No último ano o time voltou a receber apoio e com um calendário em competições nacionais garantido o apoio voltou. Mais uma vez bateu na trave um acesso, o time fez uma ótima Série D do campeonato nacional, mas na última fase, que valia acesso acabou sendo derrotado duas vezes para o Pouso Alegre-MG e ficou sem o acesso.
Na temporada 2013, com um novo Presidente, o ASA tem almejado grandes voos, um deles já foi alcançado, a aquisição de um Centro de Treinamentos. O próximo passo é voltar a conquistar o campeonato alagoano e conseguir o acesso para a terceira divisão nacional.
texto: Victor Hugo- Arapiraca-AL