Sampaio avança na tecnologia para alcançar bons resultados
O Sampaio atua também fora das quatro linhas para garantir um bom desempenho dos jogadores dentro de campo. Investindo em equipamentos para acompanhar o desempenho dos seus atletas com mais precisão, o clube trabalha agora com frequencímetros, aparelho que monitora em tempo real a frequência cardíaca dos jogadores e a quantidade de calorias gastas durante às atividades.
A iniciativa surgiu por conta de uma parceria entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Esportes e a Universidade Federal do Maranhão, que disponibilizaram, inicialmente, 15 aparelhos de monitoramentos via Ipads.
“Esse método permite que tenhamos com exatidão a intensidade com que o atleta está desenvolvendo sua atividade, além de fornecer mais segurança para o desenvolvimento correto da carga de trabalho”, frisou o fisiologista do Sampaio, Irwing Freitas.
As informações são emitidas juntamente com o GPS, fornecendo o desempenho correto do jogador ao longo do treinamento.
Para o segundo semestre, o clube aguarda a chegada de uma câmera termografica, equipamento que auxiliará na análise da fadiga muscular, já praticada pelo Sampaio através dos testes de CK, exame bioquímico dos níveis sanguíneos, com um aprofundamento da análise. Investimento que ajudará a prevenir e diminuir o número de lesões musculares, tão comuns no meio do futebol