São Luís recebe 1º acampamento regional de Handebol
Uma grande oportunidade para os atletas maranhenses de handebol chegarem às seleções de base do país. Esse é o projeto ‘1º Acampamento Regional de Handebol no Maranhão’, realizado pela Federação Maranhense (FMHA) em parceria com a Confederação Brasileira da modalidade (CBHb). As ações acontecem durante todos os fins de semana de julho até o início de agosto, com atletas de diversas categorias, nos ginásios do Castelinho e da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O projeto estreou com a categoria juvenil feminina, no último fim de semana. Nesta sexta feira (14) até o domingo (16) será a vez dos atletas da categoria juvenil masculina participarem do projeto, à partir das 14h30, no ginásio da UFMA.
“A procura está sendo ótima, com a presença de atletas de todo o Estado. Quero só lembrar que o Maranhão já revelou: China, Ana Paula e Silvia Helena para as seleções brasileiras de handebol. Nós temos muitos talentos no esporte. E essa é uma grande oportunidade para os nossos atletas serem convocados para as seleções de base do país. Agradeço à Confederação Brasileira, Correios, Governo do Estado do Maranhão, Acesso Adm e Mark, Free Lance, e todos aqueles que apoiam o handebol maranhense”, disse Nilson Sadia que no início deste ano assumiu a presidência da Federação Maranhense de Handebol.
Desenvolvido pela Confederação Brasileira de Handebol em parceria com os Correios e as federações estaduais, a ideia do projeto é potencializar jovens talentos do esporte, além do intercâmbio com os professores locais de handebol. Os atletas que se destacarem serão convocados para uma fase nacional do acampamento. Essa é a primeira vez que o Maranhão recebe o Acampamento.
Em todos os acampamentos regionais, a CBHb encaminha um professor responsável por aplicar o aprendizado. O coordenador da CBHb no Maranhão é o professor e preparador físico, Danilo Gagliardi.
“Temos um roteiro de aulas estipulado pela Confederação que trabalha vários tópicos, tais como: o aquecimento antes do jogo para prevenção de lesões, a coordenação motora dos atletas, fundamentos específicos do esporte, entre outros. É interessante destacar, também, o intercâmbio que está sendo feito com os treinadores do Maranhão. A ideia é passar todas as técnicas de trabalho que desenvolvemos nas seleções de modo a padronizar a forma como a modalidade é trabalhada em todo o País,”, disse Danilo Gagliardi.
CRONOGRAMA DO ACAMPAMENTO
– 14 a 16 julho: Categoria Juvenil Masculino (17/18 anos)
Local: UFMA
– 21 a 23 julho: Categoria Infantil (12 a 14 anos) e Cadete Feminino (15 a 16 anos)
Local: Ginásio Castelinho
– 4 a 6 agosto: Categorias Infantil e Cadete Masculino
Local: Ginásio Castelinho