Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Plantão de Noticias

Sedel abre programação do ParaJems com competições de Bocha e Natação

Muitas emoções, disputas de alto nível e inclusão social marcaram o primeiro dia de competições do ParaJems 2023, com as modalidades de bocha e natação. Os eventos esportivos foram realizados pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer(Sedel) e aconteceram na última quinta-feira (1º) no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) Centro e Ginásio Costa Rodrigues.

As competições reuniram paratletas de 12 municípios maranhenses, que demonstraram todas suas habilidades e talentos nas disputas, com o objetivo de sair vitoriosos ao final do dia.

O desejo de vencer foi o que motivou o paratleta da natação, Pedro Rafael. “Hoje eu vou ser campeão”, afirmou com o confiança o adolescente que foi o vencedor das categorias Síndrome de Down e 100 metros.

Já para a jovem paratleta da bocha, Hellen Vitória Lacerda, 15 anos, da cidade de Imperatriz, a participação nos Jogos Escolares Maranhenses foi uma das melhores experiências de sua vida. “Estar aqui no ParaJems e ganhar em primeiro lugar foi uma das melhores sensações que vivi. Eu amo estar aqui competindo e mostrando minhas habilidades como atleta, disse a jovem, que é estreante nos Jogos”, disse.

A Sedel disponibilizou toda estrutura para a realização das competições do ParaJems, com alojamento e alimentação para todos os paratletas e suas respectivas delegações. Além da natação e bocha, também terá a competição da modalidade atletismo, que começa nessa sexta (2) e segue até a manhã de sábado (3), na pista de atletismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

O secretário Naldir Lopes destacou todo o trabalho realizado pelas equipes técnicas da Secretaria e parabenizou todos os atletas pelo esforço e dedicação. “Tivemos um dia intenso de competições, com paratletas dedicados, que mostraram todo o esforço e trabalho realizado durante seus treinos. É gratificante poder proporcionar, através da política pública do esporte, inclusão social, lazer, diversão e visibilidade a esse público”, finalizou.

O ParaJems nas modalidades Atletismo, Bocha e Natação, serve como classificatória para a etapa Regional dos Jogos Paralímpicos Nacionais, que acontece no mês de agosto em Belém no estado do Pará. Os campeões da natação e o 1⁰, 2⁰ e 3⁰ lugar da bocha já garantiram suas vagas no evento.

Programa Travessia

Os atletas da Bocha Adaptada têm apoio do Programa Travessia, da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), que garante o transporte para os treinos e competições.

“O Governo do Estado, por meio da MOB, realiza esse trabalho com muita dedicação e afinco para que a gente consiga garantir esse direito de ir e vir e para que as pessoas possam, além de sair de casa, acessarem políticas como o esporte, lazer, educação, saúde e outras, que são direito de todos”, ressaltou a diretora do Programa Travessia, Isabelle Passinho.

A estudante Jéssica da Silva, 18 anos, que é cadeirante e praticante de bocha há seis anos, contabiliza vitórias em competições dentro e fora do Maranhão. “Eu assistia aos jogos paraolímpicos e sempre quis fazer algum esporte. Nem todas as pessoas com deficiência têm a oportunidade de praticar este ou outro esporte, e me sinto grata e feliz por estar competindo e me divertindo. O esporte me proporciona alegria e me faz sentir capaz”, disse a jovem, que é atendida pelo programa Travessia.

A equipe da Bocha está sob a coordenação do treinador, Victor Gabriel Leal, da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel). Ele destaca que “o esporte avança e por meio do apoio do Governo do Estado, tem sido possível proporcionar a participação das crianças e jovens e a meta é ampliar essa participação, inserindo atletas de outros municípios maranhenses.