Maranhão Esportes|Noticias do Esporte Maranhense

Noticia em Destaque

Sofia Duailibe conquista três medalhas no Desafio do Cassó 2024

A nadadora maranhense Sofia Duailibe continua se destacando nas Águas Abertas 2024. Sofia, que é atleta da Atlef/Nina e conta com os patrocínios do governo do Estado e do Centro Elétrico, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, conquistou um ouro e dois bronzes na 10ª edição do desafio do Cassó 2024, realizada no sábado (16) na lagoa do Cassó, povoado de Primeira Cruz.

Sofia Duailibe nadou a prova de 5km, onde conquistou ouro na sua categoria (Infantil 2) e bronze no absoluto feminino.

Nesta prova, Sofia competiu ao lado de duas grandes atletas de Águas Abertas, a atleta de seleção brasileira, Vitória Farabulini que foi a campeã e a chilena Mahine Valdivia que foi a vice-campeã.

Sofia também conquistou bronze juntamente com o Bruno Sousa no revezamento Aquathlon misto, nesta prova Sofia nadou 800 metros e Bruno correu 5km.

Os 3 pódios de Sofia ocorreram pouco tempo depois da grande performance na 13ª etapa da Copa do Brasil realizada nos dias 01 e 02 de novembro, em Caxias do Sul – RS, onde conquistou prata no absoluto feminino nos 5km e 2,5Km e ouro na sua categoria (infantil 2).

Sofia, ainda, acumulou grandes resultados na 12ª etapa da Copa do Brasil em Vitória/ES, dias 19 e 20 de outubro, onde foi bronze no absoluto feminino (1,5km); prata na sua categoria (infantil 2) nos 1,5km e ouro na sua categoria (infantil 2) nos 2,5km.

Antes, dias 31 de agosto e 01 de setembro, Sofia disputou a 10ª etapa da Copa do Brasil (Palmas/TO) e foi ouro nas provas de 2,5km e 5km na sua categoria (infantil 2).

Sofia Duailibe coleciona conquistas na temporada da Copa Brasil de Águas Abertas, que está sendo realizada pela 11ª vez. Na 9ª etapa, realizada em agosto, na praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca-PE, a maranhense sagrou-se campeã da categoria Infantil 2 nas provas de 2,5km e 5km. Já na 8ª etapa, ocorrida em julho, na Ilha do Mosqueiro, em Belém, Sofia ganhou duas medalhas de ouro e uma medalha de prata. Já em junho, a atleta da Atlef/Nina faturou três ouros e um bronze na sexta etapa, disputada em Fortaleza.

Pouco antes, em maio, Sofia Duailibe disputou a prova dos 2,5 km da quarta etapa da Copa Brasil, em Itajaí-SC, e subiu duas vezes ao pódio, conquistando a medalha de ouro na categoria Infantil 2 Feminino e faturando a medalha de bronze na categoria Geral Feminino. Já no fim de março, a maranhense foi campeã da categoria Infantil 2 e garantiu o vice-campeonato Geral Feminino na prova de 2,5km da segunda etapa do evento nacional, realizada em Maceió.

Além disso, Sofia Duailibe conquistou dois pódios em provas de 5km da categoria Infantil 2 no Campeonato Brasileiro de Águas Abertas, sendo campeã da primeira etapa e vice-campeã da quarta etapa. A nadadora da Atlef/Nina também faturou o título das categorias Geral e Infantil 2 na prova de 2,5km da 2ª etapa do Circuito Maranhense.

Outros resultados

Em meio ao sucesso nos eventos estaduais, regionais e nacionais de águas abertas, Sofia Duailibe também se destaca com títulos e pódios nas piscinas. Em agosto, a jovem nadadora foi uma das destaques da Copa Amazônia Internacional de Natação e Águas Abertas, realizada em São Luís: além de faturar 11 medalhas nas provas de natação e garantir o Troféu Eficiência na categoria Infantil 2 Feminino, a atleta da Atlef/Nina foi a campeã Infantil 2 Feminino e segunda colocada da categoria Geral Feminino na prova dos 5km de águas abertas.

Também em agosto, Sofia Duailibe representou o Colégio Literato na disputa da natação infantil feminino (12 a 14 anos) dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). A nadadora manteve o alto nível nos JEMs e foi medalhista de ouro nas provas dos 100m livre, 100m borboleta e 400m livre. Já em julho, Sofia faturou uma medalha de ouro, três pratas e dois bronzes no 34° Troféu Milton Medeiros de Seleções do Norte-Nordeste, realizado em Boa Vista-RR.

Durante o ano, Sofia Duailibe conquistou ainda quatro ouros no Campeonato Maranhense de Natação de Inverno – Troféu Giselle Menezes, conquistou a medalha de prata na prova dos 1.500m livre da Copa Nordeste – Troféu Sergio Silva, em Fortaleza, e garantiu três ouros nas provas dos 100m livre, 100m costas e 200m livre do Troféu João Victor Caldas, disputado em São Luís.

Desafio do Cassó 2024

Desafio do Cassó 2024